Cultura, Sociedade, Valongo

Valongo assinala 25 de Abril com Festas da Liberdade

mural_escola (1)A Câmara Municipal de Valongo vai assinalar os 41 anos da Revolução dos Cravos com mais uma edição das Festas da Liberdade. No programa, destacam-se a pintura de um Mural de Abril pela requalificação da Escola Secundária de Ermesinde e a Sessão Solene Comemorativa do 25 de Abril. O evento inclui ainda apontamentos culturais de música, pintura e teatro. O desporto também marca presença nas comemorações, destacando-se a realização de dois eventos internacionais – a Taça da Europa de Extreme Enduro e o XCO Internacional de Valongo, que pontua para os próximos Jogos Olímpicos.

O programa das Festas da Liberdade começa no dia 24 de abril, no Fórum Cultural de Ermesinde, às 21h00, com a inauguração da Exposição de Pintura “Oh!? Uau!” dos Alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, seguindo-se um Tributo a Zeca Afonso, pelo Grupo Verdes Anos, de Coimbra.

No dia 25 de Abril, as comemorações têm início às 09h30, com a pintura de um Mural de Abril por alunos e professores, junto à Escola Secundária de Ermesinde. Depois do cordão humano e da vigília, esta será mais uma forma da comunidade escolar se unir em torno de uma causa justa e comum a todos – a requalificação da Escola Secundária de Ermesinde, que há muito necessita de obras urgentes.

As comemorações prosseguem às 10h30, em Valongo, nos Paços do Concelho, onde terá lugar a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Valongo para comemorar a Revolução dos Cravos. Além do hasteamento das bandeiras, da Parada Formal pelas Corporações dos Bombeiros de Valongo e de Ermesinde e das intervenções dos representantes de todas as forças partidárias representadas na Assembleia Municipal de Valongo, haverá apontamentos de música e de poesia. À noite, o programa do dia 25 de Abril termina no Fórum Cultural de Ermesinde, com a exibição da peça de teatro “Retalhos da Humanidade”, dos alunos da formação em teatro do Entretanto Teatro – Associação Cultural.

Na componente desportiva das Festas da Liberdade do Concelho de Valongo destaca-se a Taça da Europa de Extreme Enduro. As provas de motociclismo vão realizar-se no dia 24 de abril, às 14h30, no Parque Urbano de Ermesinde, e no dia 25 de abril, às 11h00, junto à Biblioteca Municipal de Valongo. As Festas da Liberdade incluem também o XCO Internacional de Valongo. As provas de Cross Country Olímpico (BTT em circuito curto de alta intensidade) realizam-se no domingo, dia 26 de abril, junto ao Pavilhão Municipal de Sobrado. As Festas da Liberdade do Concelho de Valongo integram também o 18.º Grande Prémio de Atletismo de Campo, às 08h30, e a Corrida Juvenil, em Ermesinde, às 15h00. No dia 25, também há caminhadas pela Liberdade, em Ermesinde, às 11h00, e em Alfena, às 15h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *