Cultura, Reguengos de Monsaraz

Irmãos Charneca apresentam exposição de pintura e escultura na vila medieval de Monsaraz

Lado a lado (1)A exposição “Lado a lado”, dos irmãos e artistas António Charneca, Francisco Charneca e Pedro Charneca, vai estar patente entre os dias 25 de abril e 28 de junho na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra organizada pelo Município de Reguengos de Monsaraz integra o ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto e poderá ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 9h30 e as 13h e das 14h às 18h. Os artistas vão expor quadros pintados a óleo, aguarela e acrílico, assim como esculturas produzidas com diversos materiais.

Pedro Charneca iniciou a sua carreira na cerâmica e na pintura a aguarela. Atualmente tem como técnicas principais a pintura a óleo e a aguarela e a sua temática é bastante variada, com destaque para as paisagens rurais e urbanas. O artista já participou em cerca de uma centena de exposições coletivas e individuais.

Francisco Charneca participou pela primeira vez numa exposição com apenas 9 anos de idade, tendo apresentado pinturas a guache e esculturas em terracota e gesso. O mais velho dos três irmãos Charneca adota agora uma linguagem eclética que parte do realismo, passa pelo hiper-realismo e chega ao abstracionismo.

Na produção de esculturas e quadros predomina a multiplicidade e os contrastes de temas universais que retratam desde a natureza até comportamentos quotidianos do ser humano. O artista produziu várias esculturas no Alentejo, entre as quais o monumento de homenagem aos Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz.

Por último, Pedro Charneca, o mais novo dos três irmãos, dedica-se essencialmente à escultura e à pintura de aguarelas do Alentejo. Em 2007 iniciou com o seu irmão Francisco uma parceria que levou à constituição de um ateliê de escultura que tem produzido várias obras, como por exemplo um conjunto de obras de arte utilitária, em particular uma série de facas de montaria torneadas e esculpidas à mão, pertença de exigentes colecionadores de Portugal e Espanha.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *