Celorico de Basto, Turismo

Feira anual de 19 de Abril em Fermil, Celorico de Basto, enriquecida com um vasto programa

_DSC6793A Feira Anual de “19 de Abril” em Fermil, Celorico de Basto, voltou ao apogeu de outros tempos, com um programa vasto em três dias de atividade. De 17 a 19 de Abril, Fermil de Basto viveu uma feira que, em outros tempos, era digna de visita obrigatória.

“Temos que dar mérito a quem tenta recuperar as tradições de forma exemplar. A associação Molares Com Vida e a União de Freguesias de Veade, Gagos e Molares fizeram um trabalho digno permitindo uma alavancagem de uma feira que começava a perder-se. Esta moldura humana é sinal de que o trabalho foi bem feito. Continuaremos a trabalhar em parceria para voltar a dar a este certame os momentos áureos vividos em tempos,” sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

A Feira dos 19 de Abril decorreu graças à parceria da organização do evento com outras entidades locais que permitiram o sucesso da iniciativa. “Foi graças ao trabalho de equipa que conseguimos dar uma vida diferente à Feira anual dos 19 de Abril. Foram semanas continuas de dedicação para que a feira voltasse a ter o brilho de outrora e que fosse atrativa para a população. O empenho de toda a comunidade foi bem evidente”, salientou o presidente da União de Freguesias de Veade, Gagos e Molares, José Peneda.

De facto a iniciativa contou com o apoio à organização da Câmara Municipal de Celorico de Basto, da Escola Profissional de Fermil, da Cooperbasto e da Qualidade de Basto. E.M

Ao longo dos três dias foram vários os pontos de atração com destaque para o concurso pecuário que premiou as raças de bovinos presentes. Em concurso estiverem diversos exemplares de gado bovino da raça Minhota, Barrosã e Holstein Frísia, tendo sido atribuídos diversos prémios aos produtores do melhor gado.

Ao longo dos dias foram vários os momentos de animação que tornaram a Feira dos 19 de Abril ainda mais atrativa. Na sexta a peça de teatro “O pagador de Promessas” e o Agro DJ e o DJ João Ameixa. No sábado foram vários os pontos de interesse com a exposição de Carros Clássicos, exposição de máquinas e produtos agrícolas, a exposição de fotografia “Recordar é viver” e o Seminário Rural, com a apresentação do programa PDR 2020. A Banda Jovem, fruto do mau tempo, viu-se impedida de atuar mas subiu ao palco no domingo, dia 19 de abril.

Efetivamente o grande dia de feira foi o domingo, 19 de abril, que destacou o Concurso Pecuário com a entrega de prémios a decorrer durante a tarde. No entanto, a feira iniciou com a abertura da feira comercial, produtos regionais e feira de artigos usados e as exposições permanentes. Ao longo do dia decorreu uma apresentação hípica a cargo da Escola Profissional de Fermil, jogos tradicionais, a atuação do grupo local “Amigos das Tainadas” e o grupo Banda Jovem. Para brindar todos os presentes a organização ofereceu um porco no espeto dando por término a Feira Anual dos 19 de Abril.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *