Educação, Évora

Évora no Papa-Léguas

papa-leguasQuatro escolas do primeiro ciclo do concelho de Évora, designadamente Chafariz D`El Rei, Comenda, Horta das Figueiras e Canaviais, estão a participar no jogo a Serpente Papa-Léguas, uma campanha criada para incentivar as viagens a pé ou de bicicleta nas idas para a escola.

Este jogo internacional tem três objetivos: promover a mobilidade sustentável para as crianças, pais e professores; melhorar a segurança e a qualidade de vida na área da escola e nos caminhos casa- escola e incentivar a utilização de meios de transporte sustentáveis a longo prazo, para além do 1.º ciclo. O público-alvo são os pais e as crianças que frequentam escolas do 1ºciclo.

Ao participar na Serpenta Papa-léguas, as crianças aprendem desde logo a necessidade de preservar o ambiente, de ter práticas de vida saudáveis, de escolher uma mobilidade sustentável. Assim não é de estranhar que o jogo da serpente papa – léguas seja aproveitado pelas crianças, famílias, professores, escolas, para assim e sempre que possível evidenciar valores tão fundamentais, como o respeito pelo ambiente, e pelo espaço comum onde circulamos.

Dado que se trata de um jogo, as crianças são as primeiras a mostrar a sua satisfação, sendo-lhes dada para além da brincadeira a oportunidade de alcançarem o objetivo que se propuseram, bem como o prémio para toda a escola, ou para a sala de aula. Algumas escolas têm como prémios, por exemplo num determinado dia ter mais quinze minutos de intervalo, ou um passeio a algum local definido, ou um piquenique, uma aula de dança, etc.

A Serpente Papa-Léguas é um jogo divertido e eficaz para as escolas do 1º ciclo com o intuito de promover as viagens casa-escola a caminhar, a pedalar, de transportes públicos, ou viatura partilhada.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *