Mação, Sociedade

Delegação brasileira visitou Mação

IMG_7730Mação recebeu no dia 21 de Abril uma Delegação do Brasil, integrando representantes do Governo do Estado de Minas Gerais (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana), o Presidente do Consórcio Intermunicipal de resíduos sólidos dos municípios do Alto Sapucaí, a Universidade Federal de Itajubá, o Prefeito Municipal de São José do Alegre, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e alguns Empresários.

A organização desta visita foi do Instituto Terra e Memória (ITM) de Mação, com  o objectivo de aproximar ao mesmo tempo os sectores académico, autárquico, educativo e empresarial, de ambos os Países.

A Comitiva foi recebida por Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação. Visitaram algumas empresas, conheceram alguns projectos do nosso Concelho tendo reunido com alguns empresários do Concelho de Mação que já estão, ou pretendem estar, no mercado brasileiro. Foi-lhes apresentado o projecto das Zonas de Intervenção Florestal (ZIF’s) por António Louro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mação tendo o projecto sido muito apreciado. Visitaram também a Escola EB2,3/S de Mação onde conheceram o modelo aqui aplicado, nomeadamente o trabalho desenvolvido nos Cursos Profissionais.

No final, foram assinados acordos de cooperação entre os municípios de Mação e de São José do Alegre, entre o IPT e a Universidade Federal e entre o ITM e o consórcio do Alto Sapucaí. Num futuro próximo, os produtos dos dois países serão apresentados em feiras de forma conjunta, e o ITM irá apoiar um programa de gestão integrada do território brasileiro, coordenado por Luiz Oosterbeek e integrando bons exemplos de Mação nos sectores da educação, dos serviços sociais e da gestão da floresta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *