Cultura, Tomar

Reviver a música de Abril na noite de sexta-feira em Tomar

25abrilQuase tanto como os cravos vermelhos, a música esteve sempre especialmente associada à resistência antifascista e ao período revolucionário. Daí que as comemorações do 25 de Abril contem inevitavelmente com uma forte componente musical.

É o caso, mais uma vez, em Tomar, onde as portas do Cine-Teatro Paraíso se vão abrir, livremente, a todos os que as queiram relembrar ou ficar a conhecer no espectáculo “Canta-me como foi”, protagonizado pela Tuna Sabes Cantar, da Escola Secundária Santa Maria do Olival, com o subtítulo “Sopram ventos adversos”. Às 21h30 de sexta-feira, dia 24, com entrada gratuita.

Lançada a senha musical durante a noite, as comemorações do 41º aniversário da Revolução prosseguem durante o dia 25 de Abril, tendo o seu ponto central na sessão solene da Assembleia Municipal a decorrer no salão nobre a partir das 10 horas da manhã. A cerimónia incluirá também um momento musical e a entrega de prémios do concurso “Poesia em Abril”, iniciativa do Município que pretendeu promover entre os jovens do concelho a reflexão sobre os ideais que conduziram à implementação da democracia em Portugal.

Foi também na rua que se fez a festa em 1974 e é aí que ela igualmente se comemora, logo desde a manhã com o rio Nabão a ser animado com nautimodelismo (na zona do açude entre o Mouchão e o Estádio).

Será também na zona ribeirinha que a festa prossegue durante a tarde, a partir das 14h45, com a abertura do Doce Passeio Doce, mostra e venda de doces tradicionais que ajudará a alimentar o espírito e a boa disposição até às 18h30, no jardim da Várzea Pequena.

Aí decorrerão também, ao longo da tarde, um conjunto de actuações: Banda da Sociedade Filarmónica Payalvense Manoel de Mattos, Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Minjoelho, Sociedade Banda Republicana Marcial Nabantina, Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, Rancho Folclórico S. Miguel de Carregueiros e Banda da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira. Paralelamente, a partir das 15h00, decorrem no vizinho Mouchão diversas actividades desportivas, que se prolongam pela tarde.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *