Cultura, Desporto, Reguengos de Monsaraz

Exposição, música e desporto nas comemorações do 25 de Abril em Reguengos de Monsaraz

Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia ReguenguenseO 41º aniversário do 25 de Abril vai ser assinalado em Reguengos de Monsaraz com exposições, música e desporto. Na sexta-feira, 24 de abril, pelas 18h, vai ser inaugurada na Praça da Liberdade a exposição “Humberto Delgado – O General Sem Medo”.

Esta mostra explora três momentos marcantes da história pessoal e política de Humberto Delgado num total de 20 painéis, mas também demonstra, segundo documentação portuguesa e espanhola que foi consultada, como Reguengos de Monsaraz entrou neste acontecimento histórico, nomeadamente por um proprietário agrícola ter disponibilizado a sua propriedade para centro logístico da operação da PIDE.

Na primeira parte da exposição é apresentada uma breve biografia da vida do General, a sua infância, formação militar, opções politicas, pioneirismo e carreira diplomática. A segunda centra-se nas eleições de 1958, entre Américo Tomás e Humberto Delgado, que é classificada pelos historiadores como o momento que marca o início do fim do salazarismo. Por último são expostos os factos que conduziram ao assassinato do General.

No mesmo dia, às 21h30, vai realizar-se no Auditório Municipal o espetáculo “Cantar Abril”, com a participação de Carlos Alberto Moniz, Manuel Sérgio, Sara Sérgio, José Farinha e Rosa Marques. No sábado, pelas 9h30, nos Paços do Município, vai decorrer a cerimónia do Içar das Bandeiras, com a interpretação dos hinos do Município, de Portugal e da União Europeia pela Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, que depois realizará uma arruada pelas principais artérias da cidade.

Às 10h realiza-se uma homenagem aos soldados mortos na Grande Guerra e na Guerra Colonial, no Largo dos Combatentes, e à mesma hora tem início em S. Pedro do Corval a 40ª edição da Estafeta dos Cravos. A sessão da Assembleia Municipal comemorativa do 41º aniversário do 25 de Abril decorre pelas 11h no Salão Nobre da autarquia, e às 21h30, na Biblioteca Municipal, será apresentado o espetáculo musical “Reviver as memórias de Abril”, com a atuação de Hugo Soft.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *