Cultura, Nisa

Exposição de Maria José Silva “A Minha Arte” em Nisa

image004 (13)A “A Minha Arte” com trabalhos de artes plásticas da nisense Maria José Silva, é inaugurada no Cine Teatro de Nisa no dia 24 de abril pelas 21horas. A exposição está integrada no programa das comemorações do 41º Aniversário do 25 de Abril e estará patente até 23de maio.

Maria José Silva, nasceu em 1950 em Nisa, terra onde reside e tem o estúdio onde cria trabalhos em várias modalidades de artes plásticas.

Ainda frequentava a escola primária e já se comprazia a fazer desenhos. Com 17 anos de idade, decidiu começar a pintar a óleo sobre tela. Os resultados entusiasmaram-na e, sem mestre, foi experimentando técnicas, processos e tintas, corrigindo erros e criando um estilo próprio.

1972 foi um ano de grande atividade criativa. Diversificou os temas das composições a óleo: flores, árvores, paisagens, natureza morta, património, retrato. Em 1981, foi convidada pela edilidade nisense a expor os seus trabalhos pictóricos, na Biblioteca Municipal no âmbito das comemorações dos “700 anos da Vila de Nisa”. Seguiu-se uma exposição em Lisboa na Casa do Alentejo, e, mais uma vez, a crítica foi favorável. Recebeu rasgados elogios e incentivos para continuar, melhorar, aperfeiçoar-se e receber ensinamentos.

Frequentou então alguns cursos, nomeadamente: artes decorativas ministrado por Deolinda Bento (Alter do Chão); pintura em porcelana e azulejaria na União Portuguesa de Arte em Porcelana (UPAP).

Paulatinamente foi enveredando por outras áreas as quais constituem hoje um vasto e diversificado leque das suas atividades plásticas: Pintura a aguarela e pastel, pintura a óleo sobre tela, charão, escultura (sagrada e profana), mobiliário, tecido, madeira, vidro, azulejo, porcelana (impressionismo, companhia das Índias), trabalhos em estanho, cera e pirogravura.

Foi expondo os frutos do seu intenso labor, que, ao serem conhecidos, e sistematicamente bem acolhidos e apreciados, alguns exemplares fazem parte de coleções particulares de norte a sul do país  e outros embelezam espaços públicos em Nisa, Póvoa de Varzim e Portalegre, afora outros painéis de menores dimensões que ornamentam fachadas de edifícios privados.

Em 1997, tirou o curso de formadora no Centro de Formação Profissional de Portalegre e em 2000, em Évora, obteve o certificado de aptidão profissional. A convite de entidades oficiais tem ministrado inúmeros os cursos em Nisa, Tolosa, Portalegre, Beirã, Alagoa, Ponte de Sôr, Crato e Castelo de Vide.

O seu estúdio, lugar onde se aprende, se trocam experiências, se criam amizades, é frequentado quase diariamente por formandas oriundas de diversas localidades do Norte Alentejano, mas também de Castelo Branco, Lisboa …

Tem em execução um projeto grandioso sobre azulejaria, que muito brevemente irá enobrecer o património concelhio nisense.

A exposição “A Minha Arte”, no Cine Teatro de Nisa, traz, mais uma vez a público, uma mostra do riquíssimo e multifacetado manancial de obras que Maria José Silva tem produzido.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *