Sociedade, Torres Vedras

Torres Vedras integra lote de cidades candidatas ao European Green Leaf

European-Green-Leaf-Final-Logo-300x300Torres Vedras é uma das oito cidades europeias, de 7 países diferentes, que será analisada por um painel internacional independente de especialistas no sentido de determinar, nas próximas semanas, se irá integrar a lista inaugural do “European Green Leaf” (EGL) – um selo de certificação ambiental atribuído pela Comissão Europeia. As cidades que apresentaram as suas candidaturas são as seguintes:

1. Inverness (Escócia)

2. Lappeenranta (Finlândia)

3. Ludwigsburg (Alemanha)

4. Mikkeli (Finlândia)

5. Mollet del Vallès (Espanha)

6. Siena (Itália)

7. Strovolos (Chipre)

8. Torres Vedras (Portugal)

 

O “European Green Leaf” 2015 é uma competição-piloto destinada a cidades com população entre 50.000 e 100.000 pessoas e reconhece o compromisso para melhorar os resultados ambientais, com particular destaque para os esforços que geram crescimento verde e novos postos de trabalho. A cada ano, três cidades receberão esta distinção, certificando-se o seu bom desempenho ambiental e o compromisso de crescimento verde, pela procura ativa de disseminação de uma consciência ambiental entre os cidadãos.

O painel de especialistas irá realizar uma avaliação técnica de cada candidatura, com base em seis indicadores: Alterações Climáticas & Performance Energética; Mobilidade; Biodiversidade e Uso da Terra; Qualidade do Ar e Ambiente Sonoro; Lixo e Economia Verde e Gestão da Água. Após a avaliação técnica, decorrerá uma pré-seleção, conhecida no início de maio, e estas cidades pré-selecionadas serão convidadas a preparar um vídeo curto para ser apresentado a um júri internacional.

O vencedor será anunciado numa cerimónia de entrega de prémios que acontecerá em junho de 2015, em Bristol, a atual capital Verde da Europa.

O Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, referiu que se trata de uma iniciativa que se adequa a cidades de menores dimensões que apresentam um excelente desempenho ambiental. “É encorajador ver a qualidade das candidaturas apresentadas nesta primeira competição. Esta certificação constitui uma boa mostra ambiental para cidades europeias de menores dimensões “.

Para mais informações consulte o site: ec.europa.eu/environment/europeangreencapital/europeangreenleaf/index.html

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *