Cultura, S. João da Madeira

Museu da Chapelaria em S. João da Madeira assinala 10.º aniversário expondo contributos e histórias de doadores

ContributosNa sexta-feira, 24 abril, pelas 18h30, inaugura-se a primeira exposição temporária comemorativa do 10.º Aniversário do Museu da Chapelaria intitulada “Contributos. 10 anos de coleção”,. Ao longo deste tempo, centenas de doadores ajudaram a ampliar, em qualidade e quantidade, o acervo material e imaterial desse edifício cultural de S. João da Madeira.

Chapéus, máquinas, ferramentas e documentos foram sendo cedidos generosamente ao Museu por muitas pessoas ou instituições, que partilharam também as respetivas histórias ligadas a esta indústria emblemática do concelho de S. João da Madeira

Com a exposição que abre no dia 24 de abril e que conta com a empresa “Vieira Araújo, S.A.” como mecenas exclusivo, o Museu da Chapelaria procura colocar em evidência não apenas as coleções doadas, mas as pessoas que as ofereceram e as histórias que estão por detrás desses objetos, revisitando assim os 10 anos de existência desta instituição.

Construído numa antiga fábrica de S. João da Madeira – a Empresa Industrial de Chapelaria – o Museu da Chapelaria foi inaugurado no dia 22 de junho de 2005 pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

Espaço de preservação, divulgação e investigação de uma realidade que moldou a história sanjoanense e marcou a indústria nacional, este equipamento cultural assume-se também como uma homenagem do Município aos industriais, aos chapeleiros anónimos e aos operários em geral, que ficaram conhecidos como “Unhas Negras”.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *