Mação, Turismo

Mação à Mesa em Lisboa

almoço42A Gastronomia do Município de Mação esteve em destaque no dia 15 de Abril, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (EHTL).

“Sabores de Portugal”, assim se designa esta iniciativa levada a cabo pelo professor e Chef Nuno Diniz, que pretende dar a conhecer, através de diversos almoços, a gastronomia e os produtos de cinco Concelhos do País, entre eles Mação.

Com base na gastronomia tradicional e nas receitas da Carta Gastronómica “À Mesa em Mação”, a equipa de Nuno Diniz – que envolve cerca de 25 alunos de cozinha e 25 alunos de serviço de mesa e bar – apresentou quatro pratos e sobremesas confeccionados de uma forma diferente e original utilizando os produtos de Mação.

Esta é uma forma de dar a conhecer a gastronomia e o Município a pessoas de outros locais, nomeadamente de Lisboa, que se dirigem ao restaurante da EHTL para se deliciarem com novos sabores e pratos criativos.

Da ementa constaram miolos com batatas à patife, maranhos e almeirão, sável e açorda de ovas e favada. Para sobremesa, mexuda, tigelada, fofas, bolo finto e broas de mel.

Para além dos comensais que marcaram antecipadamente esta refeição para saborear as iguarias do Município Maçaense, estiveram também presentes neste almoço o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela e António Louro; os Vereadores Vasco Marques, Nuno Neto e César Estrela; o Presidente da Assembleia Municipal de Mação, Saldanha Rocha; o Director do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, José António Almeida; e alguns Técnicos da Autarquia, acompanhados pela Directora da EHTL, Lídia Serras.

Na cozinha, alguns alunos e professores do Curso Profissional de Técnico de Restauração da EB2,3+S de Mação acompanharam de perto a elaboração dos pratos.

Para Vasco Estrela, “esta iniciativa é uma forma de levar a nossa Gastronomia e o nosso Município a outros pontos do País, neste caso Lisboa, através de uma acção diferente e bastante atractiva. E, sobretudo, conseguirmos dar a conhecer esta gastronomia tão rica de uma forma diferente e bastante criativa como aquela que a equipa do Chef Nuno Diniz conseguiu fazer. A satisfação consegue ser ainda maior quando tudo isto se configura a partir das receitas tradicionais da nossa Carta Gastronómica “À Mesa em Mação”, misturando o passado e o presente, mas preservando sempre aquilo que de melhor se confecciona no nosso Município e, neste caso concreto, com o cuidado de se utilizar em Lisboa e neste almoço os produtos vindos da nossa terra”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *