Palmela, Sociedade

Município de Palmela atribui mais de 100.000,00 euros em apoios às associações locais

image001 (29)No âmbito da Semana de Freguesia dedicada a Quinta do Anjo, a Câmara Municipal de Palmela realizou, durante a noite de dia 15 de abril, uma reunião pública descentralizada na Sociedade Recreativa e Cultural do Povo de Bairro Alentejano. Bastante participada pela população local – que aproveitou a presença do Executivo para partilhar necessidades e preocupações, e ficou a conhecer o ponto de situação sobre vários projetos em curso para a freguesia – esta reunião foi marcada pela unanimidade gerada em torno das oito propostas que integraram a ordem do dia. Além da aprovação do relatório de resultados do período de discussão pública do Plano de Pormenor de Bacelos (Quinta do Anjo) e da ratificação da proposta de trabalhos a menos na rotunda da EN379, que reduziu o valor da empreitada em 24.145,08 euros, o Município distribuiu, pelo movimento associativo local, apoios que ascendem a 106.745,00 euros.

A Associação Humanitária de Bombeiros de Pinhal Novo recebeu um subsídio de apoio ao investimento para 2015, no valor de 30.000,00 euros. Este valor vem somar-se ao instituído no protocolo relativo ao funcionamento dos GBP – Grupos de Bombeiros Permanentes, que representa uma comparticipação no valor de 338.604,00 euros às  três corporações do concelho. Além de equipamento variado e vestuário de segurança, a associação pretende adquirir uma nova Ambulância Tipo 2, um veículo de comando de operações tático e um veículo de apoio logístico.

À Associação dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Palmela, instituição sem fins lucrativos, que visa a concessão de apoios sociais aos seus perto de 700 associados e respetivos familiares – em particular, a assistência à saúde, à infância, à terceira idade e escolar – o Município atribuiu um apoio à atividade, no valor de 50.000,00 euros, no âmbito do Protocolo de Cooperação em vigor.

Para comparticipar as despesas decorrentes da utilização de instalações pelas aulas de atividades gímnicas e dança do “50+ Programa de Exercício”, época 2014-2015, foram atribuídos os seguintes subsídios às instituições parceiras, de acordo com o número de aulas semanais: 400,00 euros – Associação Humanitária dos Bombeiros de Palmela, 265,00 euros – Clube Portais da Arrábida, 265,00 euros – Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano, 265,00 euros – Sociedade Recreativa e Instrutiva 1º de Janeiro, da Lagoa do Calvo.

Com vista à realização da 18ª Estafeta de Palmela e da 14ª Mini Estafeta, no dia 31 de maio, foi atribuída uma comparticipação financeira no valor de 350,00 euros à Sociedade Recreativa e Cultural do Povo do Bairro Alentejano. A Estafeta liga o Bairro Alentejano e a Autoeuropa, num percurso de 21.400 metros e prevê a participação de cerca de duas centenas de atletas.

A tradicional Festa das Vindimas 2015, a realizar entre 3 e 8 de setembro, será apoiada com um subsídio no valor de 22.000,00 euros, a atribuir à Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas em duas tranches (uma em abril e outra em agosto). Com grande projeção cultural e turística, em todo o país, a Festa das Vindimas é um momento alto de celebração da identidade do concelho, profundamente ligada à atividade vitivinícola.

Também ligada à promoção do vinho, a Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão em Fernando Pó tem vindo a afirmar os produtos e as marcas sedeadas nestas freguesias, nos mercados nacionais e internacionais, contribuindo, de forma determinante, para a valorização destes territórios rurais. A 20ª edição da Mostra, a decorrer entre 8 e 10 de maio, será apoiada financeiramente com um subsídio no valor de 3.200,00 euros, atribuído à Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó.

Além das comparticipações financeiras contabilizadas acima, o Município contribui, também, para a concretização das diversas iniciativas através da prestação de um importante apoio aos níveis técnico, logístico e de comunicação, que representa muitos milhares de euros, sublinhando o compromisso assumido com as instituições, em prol do desenvolvimento e promoção do concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *