Cultura, Estremoz

Festival Internacional de Dança Contemporânea em Estremoz

unnamed7P115DG0Irá decorrer no próximo dia 18 de abril, pelas 21h30, no Teatro Bernardim Ribeiro, o FINANC – Festival Internacional de Dança Contemporânea.

A edição de 2015 do FIDANC – Festival Internacional de Dança Contemporânea inspira-se na atual diversidade das linguagens do contemporâneo e inscreve-se na geografia do património do Alentejo.

O processo criativo e identitário de cada autor, o tecido urbano das relações humanas, foram estímulos para a programação de um conjunto de obras originais, entre as quais uma estreia absoluta, de criadores de Portugal, Itália, Bélgica. Criadores que revelam uma enorme vitalidade na cena da dança contemporânea.

Tratado como um projeto cultural amplo, o FIDANC atua no período entre 4 de abril e 9 de maio, como um espaço aberto ao encontro multidisciplinar, ampliando as possibilidades de miscigenação das artes. O cartaz apresenta espetáculos, performance, e um programa de atividades paralelas que inclui workshops, visitas, exposição de artes plásticas, e meetings/conversas com criadores. Atividades que permitirem desenvolver diferentes ângulos de leitura das obras apresentadas, ou apresentar outras formas de interpretar o corpo e o espaço, e que estimulam uma relação entre artistas e públicos.

Ao apresentar as tendências das linguagens do corpo, o FIDANC afirma a dança como escola maior, no processo de formação de públicos, num caminho contemporâneo que aponta novos rumos e que procura afirmar Évora e o Alentejo enquanto espaços de criação artística.

Com direção artística de Nélia Pinheiro, criações e Interpretações de Emílio J. Cervelló e Gonçalo Andrade, a FIDANC 2015 é uma organização da Companhia de Dança Contemporânea de Évora com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, com entrada livre.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *