Mafra, Turismo

Ouriço-do-Mar brilhou na Ericeira

Festival Ouriço Ericeira 2015O ouriço-do-mar (Paracentrotus Lividus), com tradição nas praias da vila da Ericeira, outrora Ouriceira, levou centenas de forasteiros aquela vila, por ocasião do 1º festival internacional do Ouriço-do-Mar que decorreu no fim-de-semana.

Nos restaurantes aderentes à iniciativa de terem no cardápio pratos de Ouriço-do-Mar, as reservas esgotaram e os pedidos de mais produto ao mariscador local, Luís Inácio, subiram em flecha para fazer face à procura..

Os showcookings encheram a sala do Vila Galé, com as apresentações de António Alexandre (Lisboa Marriott Hotel), Manuel Prats (Restaurante M29, do Hotel Miguel Angel, em Madrid), e o chefe Carlos Collado da Le Cordon Bleu (Madrid) na tarde de sábado e, no domingo, a surpresa do Chef Daniel Cardoso e apresentações de Luís Miguel Rodrigues (Restaurante Bastardo, do Internacional Design Hotel), Alexis Gregório (Restaurantes Adega Machado e Café Luso, em Lisboa) e Luis Machado (ESTM-IPL).

Os 140 lugares do auditório da Casa da Cultura Jaime Lobo da Silva foram poucos para se assistir às Jornadas técnicas sobre o ouriço-do-mar, com especialistas, biólogos e investigadores, a apresentação de um estudo científico sobre stocks, povoamento e desenvolvimento do produto na zona costeira da Ericeira. Dezenas visitaram o viveiro de ouriços de Luís Inácio na manhã de Domingo.

Por um fim-de-semana, o ouriço-do-mar regressou em força à Ericeira, recordando outros tempos e mostrando que pode ser uma aposta de futuro na região.

Para além da organização da Câmara Municipal de Mafra, o evento contou com os apoios de: Juntas de Freguesia da Ericeira, Santo Isidoro e Encarnação; Turismo de Portugal; ATL – Associação Turismo de Lisboa; ESTM IPL – Escola Superior de Tecnologia do Mar – Instituto Politécnico de Leiria; MARE STARTUPS – Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa; Hotel Miguel Angel, Madrid; M-29 Restaurante, Madrid; Le Cordon Bleu, Madrid; Hoteis Vila Galé, entre outros parceiros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *