Cultura, Torres Vedras

Exposição “O Solar dos Jorges” na Galeria Municipal de Torres Vedras

O Solar dos JorgesA Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras inaugura a exposição “Solar dos Jorges” no dia 17 de abril, sexta-feira, pelas 18h00, do artista Jorge Soares. Esta mostra de algumas peças deste construtor paisagístico da Boavista (freguesia da Silveira) contará com a exibição do filme realizado por Tiago Pereira e Alexandre Pomar: “Solar dos Jorges”.

Ao longo da exibição do filme, que o acompanhou durante quase dois anos, Jorge Soares conduz uma visita guiada à sua obra, que é a casa decorada e os jardins povoados de esculturas, monumentos e objetos transformados. Conta a sua vida, constrói o personagem, inventa mais figuras ou modifica-as, comenta a sua arte e trabalha pacientemente diante da câmara. A exposição manter-se-á até ao dia 6 de junho na Paços.

Filme “Solar dos Jorges”:

Realização: Tiago Pereira/Alexandre Pomar; Fotografia:  Pedro Lobo, Tiago Pereira, Alexandre Pomar e Luísa Cortesão; Filme com a participação de Jorge Soares.

“Enquanto houver um espaço livre, Jorge Soares vai acrescentar sempre novas figuras às paredes e muros exteriores da vivenda que comprou em 1972 como casa de férias, perto de Lisboa, onde nasceu, situada a pouca distância da Praia Azul, Torres Vedras. Depois de reformado e viúvo, no início do século, passou a dedicar todo o tempo às decorações murais em fragmentos de azulejo, às esculturas e instalações dos objetos que foi antes colecionando e que continua a recolher e acumular, à procura de novos usos.

Transformou todas as fachadas da antiga vivenda e deu uma nova pele às paredes da casa e aos muros junto à estrada, criou um labirinto de ruas no jardim (com barco, poço e ponte), criou uma torre e hasteou uma bandeira, gravou versos, abriu um museu privado. Todas as superfícies são invadidas por uma figuração proliferante, caótica e muitas vezes paródica, criada com uma grande diversidade de materiais, técnicas e inspirações, sempre com meios de trabalho rudimentares. É a construção de um mundo pessoal, um puzzle enciclopédico, obra de um mestre do azulejo recortado que é antes de tudo, um humorista”.

Alexandre Pomar

 

Informação sempre atualizada em: www.cm-tvedras.pt

 

Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras

2ª a Sáb.: 09h30 às 19h00

Praça do Município 2560 Torres Vedras

261334042 galeria@cm-tvedras.pt

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *