Celorico de Basto, Sociedade

Campanha “Energia Fantasma” a decorrer em Celorico de Basto

_DSC5863Em Celorico de Basto estão a decorrer ações sensibilização para o uso responsável e eficiente de energia elétrica. A ação teve início a 9 de abril, nas instalações da Ação Social da Câmara Municipal, é direcionada à comunidade e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e a DECO.

O objetivo da ação centra-se em informar o consumidor para o uso responsável e eficiente de energia elétrica, incentivando-os a alterar os comportamentos no consumo da energia elétrica para consumos energeticamente eficientes.

“Estas parcerias são fundamentais para incutir comportamentos úteis e vantajosos para os consumidores. De facto, basta um pequeno gesto para fazer a diferença e conseguir diminuir acentuadamente os valores finais nas despesas no orçamento familiar. Ao mesmo tempo, estamos a contribuir para a conservação do ambiente” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

As sessões são realizadas por técnicos devidamente credenciados com competências no domínio do ambiente e da energia, com o auxílio de uma apresentação multimédia e materiais informativas da DECO.

“O consumidor, muitas vezes, não tem noção do desperdício de energia no seu quotidiano, o que inflaciona o valor da fatura. Convenientemente informados, os consumidores poderão fazer um uso eficiente da energia elétrica, com a utilização de aparelhos mais eficientes e métodos simples. A “energia fantasma” não é mais que a energia gasta por falta de comportamentos adequados. Mudar rotinas e hábitos pode fazer a diferença na altura de pagar a fatura da energia elétrica”, disse Victor Vasconcelos, técnico superior em eletrotecnia da Câmara Municipal de Celorico de Basto, presente na ação.

Ao longo das sessões serão apresentados múltiplos conteúdos como a importância da eletricidade no nosso quotidiano, o consumo e desperdício de eletricidade em Portugal, as consequências ambientais e económicas do desperdício energético residencial, o nosso contributo enquanto consumidores – a eficiência energética no sector residencial, o uso eficiente de energia elétrica, os consumos stand-by e off-mode, o uso de equipamentos energeticamente eficientes.

Estas ações estão a ser implementadas junto da comunidade com enfâse para os consumidores carecem de informação e não dispõem dos meios adequados para aceder à mesma, sendo que a informação sobre poupança de energia se pode traduzir na redução de despesas no orçamento familiar.

Trata-se de uma campanha informativa da DECO apoiada pela ERSE (PPEC 2013/2014) que tem como objetivo informar e sensibilizar os consumidores para uma utilização eficiente da eletricidade, com vista à alteração de comportamentos que contribuam para a redução da fatura de energia elétrica.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *