Castro Verde, Cultura

Primavera no Campo Branco: Programa Cultural arranca a 17 de abril, em Castro Verde

cartaz Primavera no Campo Branco 2015De 17 de abril a 17 de maio, Castro Verde celebra mais uma Primavera no Campo Branco. Com um programa diversificado, que abrange várias áreas artísticas, a Primavera no Campo Branco arranca na próxima sexta-feira, 17 de abril, a partir das 18h00, no Parque Infantil de Castro Verde (Rua da Seara Nova), com um conjunto de iniciativas que inclui a abertura da exposição de ilustração “Cante”, da autoria de Joaquim Rosa, a iniciativa “Cante numa Tarde de Primavera”, que reúne três grupos corais do concelho e a apresentação de uma linha de merchandising alusiva ao Cante Alentejo. O coletivo de artistas, artesãos e afins “A Terra Mexe” volta a associar-se à Primavera no Campo Branco com mais uma intervenção artística, desta feita, sob a temática “A Infância não se repete, fica para sempre”, que será apresentada nesta abertura. Também a Feira do Livro regressa ao espaço do Parque Infantil, onde permanecerá até dia 26 de abril. A abertura da exposição “Filhos do Coração”, que aborda a temática do tráfico, escravatura e exploração infantil, é outra das iniciativas que integra esta abertura da Primavera no Campo Branco. Já à noite, a partir das 21h30, cabe ao músico Paulo Gonzo fazer as honras de mais uma edição da Primavera no Campo Branco, com um concerto no Cineteatro Municipal de Castro Verde.

Exposição “Cante” Ilustrações de Joaquim Rosa São homens, mulheres e crianças que cantam. Que carregam consigo uma das mais belas expressões do Alentejo, agora elevada a Património Cultural Imaterial da Humanidade – o Cante Alentejano.  São ilustrações assinadas por Joaquim Rosa, concebidas especialmente para o Calendário da União de Freguesias de Castro Verde e Casével, numa homenagem aos grupos corais do concelho. Este conjunto de imagens, que ao longo do próximo ano ocupará as paredes do Jardim do Parque Infantil, transporta-nos para a importância deste símbolo maior da nossa cultura, sinónimo de partilha e convívio. Cante numa Tarde de Primavera “As Ceifeiras” de Entradas, “Os Carapinhas” e “Os Ganhões” de Castro Verde são os protagonistas de uma tarde dedicada ao cante alentejano num momento que simboliza o arranque de mais uma Primavera no Campo Branco.
Apresentação de Merchandising alusivo ao Cante Alentejano Lançamento e apresentação da linha de merchandising alusiva à temática do cante alentejano que estará à venda na Feira do Livro e no Centro de Promoção de Património e do Turismo “A Infância não se repete, fica para sempre” Intervenção Artística “A Terra Mexe” Nesta edição o coletivo de artistas, artesãos e afins “A Terra Mexe” associa-se à CPCJ de Castro Verde na operação solidária “Filhos do Coração” e inspira-se na infância como temática para o desenvolver das suas criações, sensibilizando a comunidade para a importância de uma infância feliz. Feira do Livro Nesta primavera, o Parque Infantil enche-se de livros e leituras e convida à conversa com escritores neste espaço verde, ao ar livre. Depois de Castro Verde, a Feira do Livro percorre as várias sedes de freguesia do concelho, semeando o conhecimento enquanto fonte de saber e bem-estar.

 

17 ABRIL | Parque Infantil (Castro Verde) | 18h00

Org: Câmara Municipal de Castro Verde. Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca. Colaboração: ACA “Os Ganhões”. Cortiçol. Coletivo “A Terra Mexe”. Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castro Verde Operação “Filhos do Coração”

Em 2007 a jornalista da TVI, Alexandra Borges denunciava, na sua reportagem “Infância Traficada”, o mundo da escravatura infantil. Histórias reais, de crianças de 3 e 4 anos vendidas pelos próprios pais, por menos de 30 euros, a traficantes, para serem escravizadas na pesca do maior lago artificial do mundo, na República do Gana,

Empenhada em denunciar o tráfico, a escravatura e a exploração infantil, a jornalista fundou a organização “Filhos do Coração” cuja ação incide na educação, segurança e alimentação das crianças resgatadas.

Com o intuito de alertar e contribuir para erradicação desta problemática, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castro Verde (CPCJ) associa-se a esta causa e promove, em conjunto com um vasto leque de entidades locais, uma operação solidária que inclui uma exposição sobre a temática, a venda de artigos e a projeção de documentários.

Exposição e Venda de Artigos “Filhos do Coração”

17 ABRIL | Feira do Livro | 18h00

Apresentação da Operação “Filhos do Coração”

20 ABRIL | Feira do Livro | 18h00

Organização: ONGD Filhos do Coração. Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Castro Verde. Colaboração: Câmara Municipal de Castro Verde.
Concerto de Abertura PAULO GONZO

Concertos Íntimos

Paulo Gonzo, um dos mais conceituados artistas portugueses da atualidade, comemora 40 anos de carreira. Com uma voz de caraterísticas únicas, canções marcantes e uma forte personalidade, o músico tem feito sucesso como cantor, compositor e intérprete de temas que marcaram gerações.

Na abertura da Primavera no Campo Branco, Paulo Gonzo interpretará temas que marcaram o seu longo percurso musical, como “Jardins Proibidos”, “Sei-te de Cor”, “Dei-te Quase Tudo”, “Hard Times”, “So Do I” ou “Geórgia”, num concerto intimista que celebra quatro décadas de canções, acompanhado ao piano, guitarra e baixo.

17 ABRIL | Cineteatro Municipal | 21h30

Bilhetes 5€, à venda no Posto de Turismo a partir de 11 de abril.

Org. Câmara Municipal de Castro Verde

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *