Celorico de Basto, Sociedade

CPCJ de Celorico de Basto envolve população em campanha de sensibilização

_DSC5694Abril é, em muitos países, desde o início do século, o Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Em Portugal, com o impulso da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco, tem ganho visibilidade desde 2008. A CPCJ de Celorico de Basto, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, associa-se à campanha pelo 3º ano consecutivo.

A campanha de sensibilização da CPCJ de Celorico de Basto apoia-se no slogan “Crie laços… Não maltrate… Cuide!”, e está patente desde o dia 7 de abril, por todo o concelho, com o intuito de chegar a toda a população.

A ação incide na massificação do laço azul, símbolo que assinala a prevenção dos maus tratos na infância. Uma ação que teve início nos Estados Unidos da América, por Bonnie Finney, em homenagem ao neto falecido vítima de maus tratos. O mesmo estará visível, durante todo o mês de abril, nas fachadas das escolas, das juntas de freguesia, do tribunal, do Centro de Saúde, dos Bombeiros VC, da Câmara Municipal, da GNR, da segurança social e de outras entidades públicas e instituições particulares de solidariedade social, que se quiseram associar, aparece coligado com a frase “Crie laços… Não maltrate… Cuide!”

“Estas ações, que envolvem toda a população, são a melhor forma de sensibilizar para a problemática. Nós, enquanto executivo municipal, temos a noção da importância destas campanhas. As nossas crianças e jovens são o futuro, são eles que farão o país andar para a frente, por isso é necessário que cresçam em ambientes saudáveis para que, de futuro, não venham a ter comportamentos de risco e possam ser adultos conscientes da importância do respeito por cada ser humano”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

No mesmo sentido, Helena Martinho, presidente da CPCJ de Celorico de Basto, reforçou a necessidade de incluir a população numa campanha que a todos diz respeito. “É preciso proteger as crianças e os jovens de comportamentos agressivos e de risco. Infelizmente, ainda temos muitas crianças a precisar de apoio, a precisar de ser protegidas face a ambientes desviantes e problemáticos. Na CPCJ atuamos sempre, no sentido da prevenção!”

A Campanha incide numa mensagem clara e objetiva e estará patente até ao fim do mês de abril. Para além do laço azul e da frase “Crie laços… Não maltrate… Cuide!” a campanha de sensibilização será referenciada em outras plataformas publicitárias com ênfase para o sitio e facebook do município.

O papel da CPCJ prende-se com a prevenção das situações de perigo, mas também com a promoção e proteção dos direitos das crianças. Visa, sobretudo, proteger as crianças e jovens que se encontram em situação de perigo como abandono, negligência, absentismo/abandono escolar, maus tratos físicos, maus tratos psicológicos/abuso emocional, abuso sexual, prostituição infantil, pornografia infantil, exploração do trabalho infantil, exposição a modelos de comportamento desviantes (violência doméstica, alcoolismo, etc.), uso de estupefacientes, entre outras.

No dia 8 de abril, após o término da apresentação do livro “Uma Aventura na Pousada Misteriosa” foram lançados cerca de 500 balões, fornecidos por entidades locais, pelas crianças do Agrupamento conjuntamente com o presidente da Câmara Municipal e o patrono da Biblioteca Municipal, Marcelo Rebelo de Sousa. Mais uma ação voltada para a prevenção dos maus tratos na infância.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *