Arraiolos, Tecnologia

Portal SIG de Arraiolos único aberto do Alentejo

portalSIG-639pO município de Arraiolos acaba de disponibilizar ao público em geral o seu portal SIG de informação geográfica, caso único de livre acesso em todo o Alentejo..

Trata-se de um projeto de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), elaborado pela própria autarquia, através de recursos humanos próprios e com recurso, exclusivo, a software de código aberto e gratuito/free and open source software – caso singular entre os 59 municípios que compõem a Região Alentejo (leia-se NUTS II).

O portal tem como objetivo disponibilizar, ao público em geral, um leque diversificado de informação geográfica, baseada em cartografia digital e em documentação alfanumérica complementar, nomeadamente sobre alguns aspetos biofísicos e sociais do Concelho de Arraiolos.

O sistema encontra-se munido de algumas ferramentas inerentes ao âmbito SIG, as quais permitem ao utilizador um nível básico de análise espacial, de localização e de enquadramento territorial nos Instrumentos de Gestão Territorial (IGT’s) do Município de Arraiolos – em particular no contexto do seu Plano Diretor Municipal (PDM) -, constituindo-se, simultaneamente, como uma  plataforma de participação interativa dos cidadãos nos processos de criação ou revisão dos IGT’s ou de outros planos municipais.

Disponível em: http://sig.municipioarraiolos.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Como a falta de de informação poderá desinformar e/ou como o querer acrescentar um ponto poderá deturpar o conto…

    “Portal SIG de Arraiolos é o único aberto do Alentejo”
    A notícia dada desta forma parece querer dar a entender que o portal referenciado é o único portal SIG existente/aberto/de disponível acesso no Alentejo.
    Existem vários portais SIG no Alentejo, todos de livre acesso (abertos). O que é, sobretudo e de facto, aberto é o software utilizado (open source) – e é isto que faz (ou deveria fazer) a singularidade do projecto, do evento.

    Talvez, então, fosse mais correto: Portal SIG [do Município] de Arraiolos [-] único [com software] aberto [n]o Alentejo

    “O município de Arraiolos acaba de disponibilizar ao público em geral o seu portal SIG de informação geográfica, caso único de livre acesso em todo o Alentejo.”

    Para além da deturpação já referida, a qual pode susceptibilizar algumas entidades, autarquias e comunidades intermunicipais, apresenta-se ainda a redundância de “portal SIG de informação geográfica” – uma vez que SIG significa Sistemas de Informação Geográfica.

    Tudo isto, lamentavelmente, me transmite uma sensação de falta de profissionalismo…

    Cumprimentos,
    José Macau

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *