Estarreja, Tecnologia

Descobrir a natureza com a aplicação “Trekking BioRia” – Estarreja

Percurso Rio Jardim BioRia - foto carla mirandaTrekking BioRia é a nova aplicação móvel que vai guiar o visitante pelos percursos pedestres e cicláveis de Estarreja. Este guia “virtual” promete ser uma ferramenta complementar na descoberta das maravilhas naturais do concelho. A app será apresentada na ObservaRia 2015 – Estarreja Birdwatching Fair, que decorre este fim de semana, dias 11 e 12 de abril.

A aplicação recria os 8 Percursos do BioRia, ao longo dos seus 50 kms, com georreferenciação, e fornece ao visitante informação adicional e complementar à que se encontra nos placards informativos instalados no terreno. Além disso, possui também um completo guia de campo, de flora e fauna locais, que pode ser consultado durante os percursos e que, graças a um botão de pesquisa, ajuda a identificar as espécies que são observadas. Este é mais uma forma de promover e valorizar o património natural do concelho.

Com versão bilingue, em português e inglês, a aplicação é totalmente gratuita e estará disponível nos sistemas operativos IOS e Android, podendo fazer o seu download no Google Play a Apple Store.

Promovida pelo PACOPAR –  Painel Consultivo do Programa Atuação Responsável, com o apoio da Câmara Municipal de Estarreja, a aplicação foi desenvolvida pela Science4You, com coordenação geral de Paulo Caetano, do Pacopar, e coordenação científica de Joaquim Pedro Ferreira, da Universidade de Aveiro. Este projeto contou com a colaboração da Associação EcoNativa, através dos biólogos Sara Marques e Eduardo Mendes.

Paulo Caetano apresentará a aplicação no sábado, dia 11 de abril, às 16h45, na Tenda da ObservaRia, instalada no Parque Municipal do Antuã, junto ao Multiusos. À tarde (17h30-19h30), os utilizadores já poderão experimentar a app numa visita ao Percurso do Rio Jardim (inscrições pelo email visitabioria@cm-estarreja.pt).

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *