Mangualde, Sociedade

Bordados de Tibaldinho: um hino à tradição de Mangualde

bordados de tibaldinho (1)Terminou, no dia 1 de abril, mais uma edição do curso de “Pontos Bordados Tradicionais/ Bordados de Tibaldinho”. A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, em parceria com o CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato e a Junta de Freguesia de Alcafache, decorreu na sede da Sociedade da Banda Filarmónica de Tibaldinho e contou com a participação de 24 formandas, provenientes de diferentes localidades.

De forma a encerrar a iniciativa foi organizada uma exposição com os trabalhos feitos pelas formandas. A Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho, esteve presente no encerramento, onde elogiou os trabalhos apresentados e salientou a ‘importância de manter viva esta arte como fator de identidade local’. Maria José Coelho aproveitou a oportunidade e agradeceu a colaboração de todos e todas que participaram e contribuíram para realização de mais uma edição deste curso que é um hino à tradição.

Enquadrado nas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) tem como objetivo manter viva a confeção dos bordados de Tibaldinho, preservando, promovendo e valorizando este património cultural que constitui parte da identidade mangualdense e é dirigido a desempregados, artesãos ativos e outros profissionais com interesse nesta área. Este curso está a ser ministrado pela bordadeira Cidália Rodrigues que continua com o seu saber a manter viva a confeção dos bordados de Tibaldinho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *