Castro Verde, Cultura

Exposição “Portugal e Castro Verde na I Guerra Mundial”, a partir de 8 de abril, no Fórum Municipal

Cartaz Exposição Portugal e Castro Verde na I Guerra MundialO Fórum Municipal de Castro Verde inaugura esta quarta-feira, 8 de abril, a partir das 18h00, a exposição “Portugal e Castro Verde na I Guerra Mundial”. Da responsabilidade da Direção de História e Cultura Militar e do Museu da Ruralidade da Câmara Municipal de Castro Verde, em colaboração com o Regimento de Infantaria 3, de Beja, a exposição mostra um dos mais mortíferos combates da humanidade e pretende explicar o verdadeiro envolvimento de Portugal na I Guerra Mundial.

No palco da I Guerra Mundial (1914/18), quase cem mil portugueses combateram a Alemanha na Europa e em África. Só nas trincheiras da Flandres estiveram mais de 55 mil homens. Idos de todo o país, jovens sem grande preparação militar, foram carne para canhão numa guerra que não entendiam, longe da sua terra e a lutar sem meios nem qualquer esperança de sobrevivência.

Do concelho de Castro Verde foram mais de uma centena, os jovens que participaram neste conflito de dimensões mundiais. Muitos deles foram feridos nos campos de batalha e alguns não voltariam à terra campaniça que os viu nascer, engrossando os cemitérios franceses e belgas ou enterrados nas longínquas terras africanas.

A exposição pode ser visitada até ao próximo dia 20 de abril, durante o horário de funcionamento do Fórum Municipal de Castro Verde.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *