Cultura, Montijo

Ciclo de Conferências sobre Centros Históricos no Montijo

Duas_Visões_Montijo_ exposicaoDurante o mês de abril, no auditório da Galeria Municipal, a Câmara Municipal do Montijo promove o ciclo de conferências “Os centros históricos e as oportunidades da reabilitação urbana”.

A iniciativa tem como objetivo promover o conhecimento, a reflexão e o debate sobre a temática dos centros históricos e da reabilitação urbana das cidades, através da abordagem de temas de carácter multidisciplinar enriquecidos pelas diferentes visões dos diversos oradores.

As primeiras conferências vão decorrer no dia 11 de abril, a partir das 16h00. João Ferrão, geógrafo e investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, será o primeiro orador convidado com o tema “Reabilitação Urbana nos Centros Históricos: Para quê e como”.

De seguida, às 16h45, Jorge de Carvalho, urbanista e professor de urbanismo na Universidade de Aveiro, realizará uma conferência subordinada ao tema “Reabilitação Urbana, chave para ordenar a atual cidade alargada”.

As próximas conferências estão agendadas para 24 de abril, também, no auditório da Galeria Municipal.

No âmbito deste ciclo de conferências, a partir de 11 de abril, a Galeria Municipal recebe a exposição “Duas visões do Montijo: o contributo da iconografia para o conhecimento da evolução do centro histórico da cidade”.

A mostra dá a conhecer dois documentos iconográficos fundamentais que retratam dois momentos da formação da urbe montijense: a aguarela do pintor e arquiteto florentino Pier Maria Baldi de 1669 e a planta topográfica da sede do município, à escala de 1:1000, de 1938.

A apresentação destes documentos originais é complementada com fotos e outras ilustrações que contribuem para a compreensão da evolução urbana da localidade de Aldeia Galega até à atual cidade do Montijo.

Não perca o ciclo de conferências sobre os centros históricos. A entrada é livre!

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *