Sociedade, Trofa

Balcão Via Azul Simplifica atende quatro potenciais investidores por semana na Trofa

CapturarA pensar na dinamização do investimento local, a Câmara Municipal da Trofa criou, em abril de 2014, o Balcão Via Azul Simplifica, que nasceu direcionado para o Investidor e para o Empresário, e tem instalações próprias no edifício da Câmara Municipal, tendo disponíveis em permanência duas técnicas (engenharia e arquitetura) para informar, avaliar e resolver todos dos processos, assumindo-se assim, como uma das grandes prioridades do Município para promover o desenvolvimento económico do Concelho.

Este serviço foi criado há um ano, para funcionar como um instrumento facilitador da iniciativa empresarial no Concelho, de forma a valorizar e promover a genética empreendedora do Município, captando novos investimentos e auxiliando os empresários Trofenses a promoverem e a desenvolverem os seus projetos empresariais.

O Via Azul Simplifica está, por isso, intrinsecamente associado ao lançamento da Marca Trofa, também concretizada na mesma altura, que se assume como uma Marca Territorial transversal que identifica e reconhece o Concelho, mas que também particulariza e carateriza os produtos MADE IN TROFA, convidando ao investimento e à geração de riqueza, e projetando a qualidade do que se faz na Trofa.

 

DOMÍNIOS DE INTERVENÇÃO

O Via Azul Simplifica aparece vocacionado para a promoção do potencial económico do Concelho e de um ambiente de negócios competitivo.

Este serviço está desta forma, dirigido para o exterior (o Concelho, a região, o país e a internacionalização) e para o ambiente empresarial, promovendo de forma pró-ativa o Concelho, enquanto destino preferencial de investimento, favorecendo um ambiente de negócios competitivo.

No domínio Informação e apoio ao empresário, este serviço está focalizado no empresário e no atendimento de front-office, baseado na disponibilização de serviços de apoio (informação/ apoio técnico/ acompanhamento institucional/ formação) e orientado para a qualidade e celeridade do atendimento, integrando uma componente de reforço de competências do capital humano das empresas.

No Domínio do Acompanhamento da Atividade Económica e valorização das condições de atratividade empresarial do território, privilegia o acompanhamento da atividade empresarial e atua (diretamente ou através da formulação de recomendações às entidades competentes) ao nível das condições de atratividade do Concelho para a captação de novas atividades e expansão das já existentes e que, integrando uma forte componente de back-office, produz informação de suporte (às empresas e às instituições), colmatando as necessidades de informação dos dois primeiros domínios.

 

Dados Via Azul Simplifica 

Em média o Via Azul Simplifica realizou, neste ano de funcionamento, cerca de 200 atendimentos pessoais, fora os atendimentos/esclarecimentos feitos via telefone e email, resultando numa média de quatro atendimentos por dia.

Relativamente aos dados de criação de novos negócios, e tendo em conta informações relativas aos últimos seis meses, (outubro de 2014 a março de 2015), foram licenciados de novo e/ou “resolvidos”, 30 processos, sendo distribuídos por duas áreas principais, Indústrias (16) e Comércio e Serviços (14).

Desta avaliação percebe-se que esta é uma aposta ganha, pois o Executivo Municipal da Trofa foi de encontro às necessidades e expectativas dos investidores e dos empresários, facilitando a implementação de novos negócios e assim, gerando novos empregos e crescimento económico.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *