Oliveira de Azeméis, Sociedade

Moinhos do Caldeirão em Oliveira de Azeméis aderem ao Dia Nacional dos Moinhos

DSC03180Nos dias 11 e 12 de Abril, um fim-de-semana, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 7 de Abril, terá lugar pelo nono ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia.

Pretende-se chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral. Nos dias 11 e 12 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização.

Nesse sentido, no lugar de Figueiredo, freguesia de Pinheiro da Bemposta, concelho de Oliveira de Azeméis, com a indispensável colaboração do seu proprietário e o apoio da Associação Figueiredo de Rey, estarão abertos ao público os seguintes moinhos:

Moinhos do Caldeirão

Descrição do Moinho

Distrito

Aveiro

Concelho

Oliveira de Azeméis

Localidade

Figueiredo de Baixo – Pinheiro da Bemposta

Designação

Moinhos do Caldeirão

Descrição

Dois moinhos de rodízio, cada um com dois casais de mós e casa de moleiro adjacente. Parque de lazer envolvente.

Morada

Rua do Alto, Alto dos Caniços, Travanca, Nº 107, 3720-563 Oliveira de Azeméis

Como chegar

Tomando o IC2 / EN 1 entre Albergaria-a-Velha e Oliveira de Azeméis, deve-se cortar à esquerda nos semáforos depois de Pinheiro da Bemposta, na direcção de Figueiredo. Os moinhos situam-se num vale encaixado, ao fundo do lugar de Figueiredo de Baixo. Aconselha-se a que se percorra as últimas centenas de metros a pé, de bicicleta ou em veículo com tracção.

 

 

 

 

Proprietário

Carlos Alberto Marques da Costa

Para visitar (todo o ano)

Normalmente encontra-se aberto ao público no último domingo de cada mês. Contactar o proprietário.

Programa

11 e 12 de Abril 2015 (Sábado e Domingo)

Horário

14H00 – 18H30 (Sábado e Domingo)

Atividades

SÁBADO:
Visita e demonstração do funcionamento dos moinhos.
DOMINGO:
Visita e demonstração do funcionamento dos moinhos. Durante a tarde haverá animação musical, assim como se pretende cozer pão no forno de lenha pertencente aos moinhos.
14H00: Início de caminhada no Largo de S. Luís em Figueiredo, a qual termina nos Moinhos do Caldeirão numa distância de 4,2 Km. Não necessita de inscrição prévia.

 

 

Apoios

Associação Figueiredo de Rey

 

Registe-se o facto da adesão a esta iniciativa se encontrar em crescendo de ano para ano, tanto no número de moinhos aderentes, como do número de visitantes, sendo que nas últimas edições foram contabilizados mais de um milhar de visitantes nos moinhos da região de Aveiro.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *