Cultura, Póvoa de Varzim

Festividades do Ciclo da Páscoa em exposição no Posto de Turismo na Póvoa de Varzim

Festividades do Ciclo da Páscoa em exposição no Posto de TurismoNo âmbito da programação da Semana Santa, promovida pela Câmara Municipal, está patente, até 12 de abril, no Posto de Turismo, a exposição “Festividades do Ciclo da Páscoa na Póvoa de Varzim”.

A exposição foi inaugurada no passado dia 25 de março e contou com a presença da Vereadora do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado.

Nesta mostra está reproduzida, em parte, documentação que deu origem a uma brochura que explica as Festividades do Ciclo da Páscoa na nossa cidade, bem como as suas raízes históricas.

A Quaresma e a Páscoa, quadra particularmente importante no calendário da cristandade, são vividas pela comunidade poveira com a solenidade própria das grandes ocasiões.

A Procissão dos Passos de Amorim e a da Póvoa de Varzim, a Via Sacra, o Domingo de Ramos, a Procissão dos Passos de Rates, Bois da Páscoa, a Celebração da Ceia do Senhor, a Visita às Igrejas, a Queima do Judas, a Procissão do Enterro do Senhor, a Procissão da Ressurreição, a Visita Pascal, o Cortejo Festivo, a Merenda “do Anjo”, a Festa da Ascenção do Senhor são as manifestações de caráter religioso e profano explicadas neste documento editado pela Câmara Municipal.

brochura está disponível no Posto de Turismo e será distribuída pelos hotéis do concelho, dando oportunidade a que os poveiros conheçam melhor as tradições pascais da sua terra e que todos quantos nos visitam nesta época possam descobrir a particularidade das celebrações de uma terra com identidade própria.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *