Mangualde, Sociedade

Mangualde acolheu formação de máquinas de rasto

FORMAÇÃO DE MÁQUINAS DE RASTO (1)Mangualde foi palco de mais uma formação de máquinas de rasto em incêndios florestais. Organizada pela ANPC, a ação decorreu na passada quinta e sexta-feira, 26 e 27 de março, e contou com a presença do edil mangualdense, João Azevedo. Integrado no Treino Operacional da Carreira de Bombeiro o curso “decorreu em excelentes condições e é uma mais-valia no combates aos incêndios”, considerou Rui Esteves, comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) do CDOS de Castelo Branco e responsável pela formação.

O curso contou com a presença de 23 formandos das corporações de Coimbra, Aveiro, Viseu e Guarda, que agora estão melhor preparados para identificar as principais componentes de uma máquina de rasto, definir combate direto, indireto e paralelo a incêndios florestais com máquinas de rasto, explicitar a forma como uma máquina de rasto se integra numa frente ou setor de trabalho no T.O., definir as funções do Chefe da Máquina, do marcador de linha e da manobra da equipa de apoio à máquina, definir os princípios básicos para construir uma linha de contenção com máquina de rasto e o fluxograma do pedido de ativação de máquinas de rasto pelo COS.

As máquinas de rasto são com frequência uma peça chave em termos de circunscrição de incêndios de maior dimensão, e assim limitar o seu perímetro de destruição, por isso mesmo Mangualde acolherá mais uma formação. A realizar-se nos dias 16 e 17 de abril, a ação, que aconteceu por duas vezes em 2014, representa uma aposta na segurança do concelho, que “tem todas as condições para que se possa realizar”, considerou Rui Esteves satisfeito com a autarquia mangualdense. “Trata-se de uma mudança de paradigma na utilização da máquina de rastos e quantos mais elementos fizerem a formação melhor, para assim podermos evitar os incêndios”, concluiu o comandante operacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *