Póvoa de Varzim, Turismo

Bois da Páscoa: recriação dinamiza cidade da Póvoa de Varzim

Bois da Páscoa recriao dinamiza cidadeA Póvoa de Varzim reviveu, ontem, Domingo de Ramos, uma tradição pascal que atraiu não só muitos poveiros mas também visitantes de concelhos limítrofes ao centro da cidade.

O Mercado Municipal voltou a recriar a iniciativa Bois da Páscoa, com exposição do gado, na Praça Marquês do Pombal, desde as 9h00 até à saída do cortejo que aconteceu às 15h30. O Passeio dos Bois da Páscoa, que antigamente se realizava na Quinta-feira Santa, percorreu as principais artérias da cidade, atraindo milhares de pessoas. Este ano, participaram cinco produtores, entre eles vindos de Fafe e Marco de Canaveses, com 18 animais.

O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, e Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local, estiverem presentes na iniciativa.

Veja a fotogaleria.

Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal, recordou que “a tradição deixou de existir após o 25 de Abril de 1974”, sobretudo por “uma certa descrença” nesta prática, que constituía também “uma homenagem aos agricultores e produtores”.

O desfile do gado, adornado com sinos e cravos, foi precedido por uma exposição aos comerciantes na Praça Marquês de Pombal, em pleno centro e junto ao Mercado Municipal, “durante a qual alguns talhantes acabam por adquirir os animais”, contou a vereadora, frisando que “um dos objetivos é também divulgar o Mercado Municipal aos talhantes de fora do concelho”, além do “reavivar da tradição que a maior parte das crianças nunca viu”. Este ano, foram vendidos três animais aos comerciantes do Mercado.

Este é um evento, organizado pela Câmara Municipal, na Semana Santa, que vem enfatizar a política do Município poveiro de atrair pessoas à Póvoa de Varzim para além da época balnear. A este propósito, o Presidente da autarquia, Aires Pereira transmitiu que “a Semana Santa, na Póvoa de Varzim, tem vindo a ter uma reputação cada vez maior não só sob o ponto de vista religioso, mas também sob o ponto de vista do turismo, sendo que começa a ser uma semana de muita procura, nomeadamente por espanhóis, na nossa hotelaria e restauração”. Neste sentido, a Câmara empenha-se em realizar atividades que confiram atratividade e dinamizem os espaços.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *