Celorico de Basto, Sociedade, Turismo

Celorico de Basto recebeu comitiva vinda de Houilles

_DSC4547Uma comitiva de 16 pessoas oriundas de Houilles marcou presença em Celorico de Basto aquando da realização da XII Festa Internacional das Camélias.

Esta visita resulta do acordo de geminação entre o município de Celorico de Basto e o município de Houilles, em Paris, que proporciona um intercâmbio cultural entre os dois municípios. Um intercambio que comemora 10 anos para o próximo ano.

Desta vez a Festa Internacional das Camélias foi o principal ponto de interesse da visita. “Este intercâmbio é muito interessante e permite-nos partilhar com o município de Houilles a nossa cultura e o que melhor nos identifica. “A festa das camélias é um certame muito atrativo e por certo, uma excelente altura para visitar Celorico de Basto”, disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.

Cumulativamente, a comitiva de franceses fez uma visita guiada pelos monumentos da Rota do Românico o que os deixou maravilhados. “É uma forma diferente e muito interessante de ver este estilo arquitetónico. Nunca tinha visitado Celorico de Basto por esta prespetiva e gostei bastante” palavras de Danielle Nahon, da comitiva francês.

A vinda desta comitiva contou com a organização da Câmara Municipal de Celorico de Basto em parceria com a Universidade Sénior que ofereceu um jantar convívio, cheio de surpresas, na noite de receção.

Emilia Mota, representante da Universidade Sénior, destacou a importância deste intercâmbio na promoção de um concelho cada vez mais apelativo. “A vinda desta comitiva a Celorico de Basto é para nós, Universidade Sénior, motivo de regozijo. Gostamos de poder mostrar o melhor que a nossa terra tem para oferecer e aproveitamos a ação para destacar as atividades promovidas no âmbito da Universidade Sénior. Somos acolhedores por natureza, gostamos de receber bem”.

Recordar que Celorico de Basto é geminado com Houilles desde 13 de agosto de 2006 sendo que, na comemoração dos 10 anos de geminação está prevista uma festa memorável na altura do Pentecostes, no município de Houilles.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *