Arraiolos, Cultura

Arraiolos com Exposição dedicada ao Património do concelho

expo patrimonios arraiolosA exposição “Património(s) de Arraiolos”, que pretende exibir uma caracterização alargada do Património de Arraiolos de forma a aproximar a herança arqueológica do concelho ao público em geral, está patente ao público até 19 de Abril, no Centro Interpretativo do Mundo Rural, na freguesia do Vimieiro.

Da parceria entre a Universidade de Évora, a Câmara Municipal de Arraiolos e do Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA), através do Laboratório Pinho Monteiro, nasceu o projecto LAPA (Levantamento Arqueológico e Arquitectónico de Arraiolos), prospecção realizada no território do concelho entre 2010 e 2013, sob a coordenação de Leonor Rocha, da Universidade de Évora.

Por algumas áreas revelarem novos e importantes sítios, outras manterem a sua aparente opacidade, bem como o Centro ser um importante contributo para a preservação da memória histórica da sociedade rural alentejana, a exposição pretende valorizar, divulgar e integrar a comunidade neste estudo de pesquisa arqueológica.

Com o intuito de distinguir o que mais de significativo existe no concelho, foi publicado pela autarquia, em 2013, o livro “Património(s) de Arraiolos”, de Leonor Rocha, Ivo Rocha e Gertrudes Branco, onde se encontram de forma detalhada os resultados obtidos em cada uma das freguesias do concelho de Arraiolos.

O Centro Interpretativo do Mundo Rural, situado na freguesia do Vimieiro, inaugurado a 1 de Agosto de 2009, pela Câmara Municipal de Arraiolos, assume-se como um centro etnográfico de promoção e reforço de memória individual e colectiva daquilo que foi a actividade mais importante no concelho, a agricultura.

 

Mais informações: http://www.cimr.pt | [email protected]

 

Centro Interpretativo do Mundo Rural – Largo Prof. Doutor José Caeiro da Matta, 7040-620 Vimieiro – Arraiolos. |  Tel. 266 490 254

 

Horário de Funcionamento

10.00-13.00 e 14.00-18.00

(Quarta a Domingo)

Encerra no último fim-de-semana de cada mês

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *