Oliveira de Azeméis, Sociedade, Turismo

Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis homenageia a gastronomia local

MMA2015_PosterNo fim-de-semana de 16 e 17 de Maio Oliveira de Azeméis vai juntar cerca de 1800 figurantes para organizar o Mercado à Moda Antiga, que pretende recriar o mercado que ali se realizava há mais de 100 anos na então chamada “Praça dos Vales”. O evento, que vai na 19ª edição, é já considerado como um dos principais da Área Metropolitana do Porto, e tem cativado cada vez mais visitantes de todo o país. Este ano, o grande destaque vai para a gastronomia local, em forma de homenagem ao prémio “Terra de Culinária 2015” conquistado pelo município com o projeto “Sabores de Azeméis”. O mercado, a realizar no Centro Histórico da cidade, promove a partilha de saberes entre os mais novos e os mais velhos e mostra ao país as tradições de outrora.

“O Mercado à Moda Antiga de Oliveira de Azeméis tem conquistado o seu lugar na agenda de eventos regionais e nacionais com muita determinação e competência. É uma demonstração única da identidade e da história do nosso Concelho, mas também da capacidade mobilizadora do nosso movimento associativo. Este ano, o evento ficará, inevitavelmente, ligado ao prémio “Terra de Culinária 2015” conquistado por Oliveira de Azeméis, o que dará um cunho próprio à iniciativa e à mostra gastronómica presente na mesma”, afirma Hermínio Loureiro, Presidente da Câmara. “São dois dias de festa e animação, onde partilhamos, orgulhosamente, as nossas tradições e costumes, numa representação fiel da vida que os nossos antepassados levavam. Não deixem de visitar Oliveira de Azeméis”, acrescenta o autarca.

O evento, prestes a cumprir duas décadas, envolve a população oliveirense, cerca de 1800 figurantes e 70 associações e coletividades culturais, recreativas e desportivas locais. Tem como objetivos partilhar experiências, dançar, cantar e conviver com todos os visitantes. O programa inclui artesãos e arruadas, animação de rua, de teatro e marionetas, música popular e tradicional a cargo de ranchos folclóricos locais, bem como grupos nacionais, bombos, cantigas populares, comes e bebes tradicionais e um espaço para as crianças.

Este ano, o evento estará inserido nas comemorações do prémio “Terra de Culinária 2015 – Cá se fazem cá se comem”, atribuído pela Associação APTECE ao Município de Oliveira de Azeméis. Nesse sentido, a gastronomia originária das diversas freguesias e locais do Concelho vai ter um destaque especial.

A mostra apresenta uma dinâmica itinerante, sem palco fixo, percorrendo todos os espaços do evento.

Trata-se de um regresso ao passado, decorado com rigor e minúcia, nas vestes e trajes, nos gestos, nos utensílios e nas práticas e rotinas de outros tempos. São cerca de 15 ofícios aqueles que estarão representados, entre os quais o tamanqueiro, o barbeiro, o oleiro, a leiteira, a galinheira, o chapeleiro, a ‘fritadeira’ de peixe, o tecelão e a padeira do famoso Pão de Ul, entre outros.

Ao longo dos dias vão ainda ter lugar jogos tradicionais, nos que pais, avós e netos vão poder jogar ao pião, lencinho, vara ou fito. Ainda danças e cantares tradicionais de Oliveira de Azeméis, de que são exemplos as modas, os viras, as rusgas ou as cantigas ao desafio. Entre muitas outras atrações, como a Feira do Pão e a atuação de grupos de danças e cantares tradicionais.

O horário de funcionamento já está definido. Sábado, dia 16 de Maio, data que coincide com o aniversário da cidade, o evento vai decorrer entre as 11 horas da manhã e a meia-noite. No domingo, arranca à mesma hora e prolonga-se até às 22 horas.

Criado em 1997, o Mercado à Moda Antiga é organizado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, e tem como parceiro a FAMOA – Federação das Associações do Município de Oliveira de Azeméis.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *