Educação, Tomar

Criatividade, inovação e cidadania entre os desafios a debater no Seminário Regional de Educação em Tomar

cartaz_seminarioRealiza-se na Biblioteca Municipal de Tomar nos próximos dias 26 e 27 de Março a 17ª edição do Seminário Regional de Educação, organizado conjuntamente pelo Município de Tomar e pelo Centro de Formação “Os Templários.

“Educação: um presente para o futuro” é o tema desta edição que vai contar, como habitualmente, com a participação de um leque de oradores de reconhecido mérito, contando com a presença do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, na abertura, seguida de uma conferência inicial por João Barroso, professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Segue-se a primeira sessão, “Os Caminhos da Escola – Avaliação das aprendizagens”, com prelecções de Carlos Barreira, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (“Avaliação e Qualidade das Aprendizagens”) e de Leonor Santos, também do Instituto de Educação (“Que caminhos da escola? Possibilidades e constrangimentos”).

À tarde falar-se-á dos “Desafios da Escola Actual”, com as seguintes abordagens: “O Currículo e o desafio das tecnologias digitais” (Fernando Albuquerque Costa, Instituto de Educação), “Ambientes de aprendizagem na era digital: o que nos diz a investigação” (Clara Coutinho, Universidade do Minho) e “A educação para a cidadania: um desafio estratégico da escola” (Hermano Carmo, ISCSP). A terminar a tarde, Ana Teresa Penim (do Instituto de Negociação e Vendas) abordará o “Coaching na Escola: A arte da guerra da educação e formação”.

Na sexta-feira, a manhã começa com a sessão “Criatividade e Inovação na Escola – Partilhas e Instrumentos”. Falar-se-á de “Ensino e aprendizagem através de dispositivos móveis: oportunidades e desafios” (Célio Marques, do Politécnico de Tomar) e de “Porque na rua também se aprende! – Propostas para concepção e dinamização de actividades educativas em espaços informais de aprendizagem” (Sónia Cruz, Universidade Católica). Haverá ainda tempo para a IBM, com Idalina Santos, da Universidade de Coimbra a “(re)Inverter a aula com apps e mobile learning: tendências ou divergências?” e Lurdes Fernandes, do Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo, a abordar a “Inovação na Formação Profissional”.

Por fim, a sessão da tarde será dedicada à “Cidadania e Empreendedorismo na Educação”, com os oradores Maria Antónia Barreto, do Politécnico de Leiria (“Educação para a cidadania na escola: intervenientes e processos”), Tânia Santos, também do Politécnico de Leiria (“Educação financeira para o desenvolvimento sustentável”) e Sofia Lopes (AID Global) e Ana Matias (Agrupamento de Escolas do Catujal) que abordarão “A Cidadania Global nas disciplinas de 2º ciclo – práticas em contexto de sala de aula”.

A sessão de encerramento, às 16h30, incluirá como habitualmente a homenagem ao pessoal docente e não docente aposentado em 2013/2014, seguida de um Apontamento de Música e Dança pela Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.
O seminário é acreditado pelo CCPFC, com o registo de acreditação CCPFC/ACC – 81429/15, correspondendo a 15 horas de formação.

Todas as informações e inscrições (10,00 €) em: http://www.cm-tomar.pt/index.php/pt/viver/educacao-biblioteca/seminario

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *