Cultura, S. João da Madeira

Emmy Curl, GNR, Bruno Nogueira e Capicua na Casa da Criatividade em S. João da Madeira

GNR_2015As “CC Sessions” são uma nova proposta da Casa da Criatividade, em S. João da Madeira. A primeira acontece a 27 de março, às 21h30, com emmy Curl a realizar o concerto de abertura da tour do seu novo álbum, espetáculo seguido de DJ Set com Rui Estevão, pelas 23h00.

Emmy Curl, artista portuguesa que nos últimos anos tem sabido criar um lugar muito especial na música indie pop nacional, tem neste ano de 2015 um novo e importante capítulo no seu assinalável percurso. São novas canções, um ânimo redobrado e o encanto sonhador de sempre – mercê da chegada do primeiro álbum – “Navia” – e da digressão que arranca precisamente em finais deste mês de março, Este promete ser o ano de emmy Curl.

Logo a seguir ao concerto de emmy Curl, a primeira das “CC Sessions” prossegue com DJ Set, tendo como protagonista Rui Estevão, voz da rádio Antena 3, onde apresenta a sua “música de dança brilhante”, no programa Purpurina. O radialista é também DJ, com os seus lances de house music, “da cabine para a pista, com muito amor”.

 

Festival de Teatro

Em abril, a Casa da Criatividade – juntamente com os Paços da Cultura – será um dos palcos do Festival de Teatro de S. João da Madeira, uma organização do Espaço Aberto” da Escola Secundária Serafim Leite, em parceria com a restante comunidade educativa e a Câmara Municipal.

O evento vai juntar, mais uma vez, grupos locais e regionais a nomes consagrados do teatro,  cujas peças têm registado uma grande afluência de público, contribuindo para uma dinamização assinalável da atividade teatral no concelho.

Concerto dos GNR promete surpreender

No mês seguinte, uma das maiores bandas rock portuguesas estará, “afectivamente”, na Casa da Criatividade para um concerto surpreendente, marcado para o Dia da Cidade de S. João da Madeira (16 de Maio).

Com mais de trinta anos de carreira, os GNR avançam com um novo conceito e decidem desligar a maior parte das tomadas: o baixo elétrico cede lugar ao baixo acústico, a guitarra elétrica passa as cordas ao violino e os teclados rendem-se ao piano.

 

Deixem o Pimba em Paz, com Bruno Nogueira

Desde sempre fascinado pelo universo pimba, Bruno Nogueira propõe-se dar outra vida a essas canções, juntando Manuela Azevedo, vocalista dos Clã, e outros músicos que fizeram arranjos de jazz e pop onde eles eram pouco prováveis. Este espetáculo de desconstrução passa pela Casa da Criatividade no dia 12 de junho.

“O pimba é unificador. Às escondidas, para não parecer mal”, argumenta o humorista Bruno Nogueira, lembrando que seja numa festa da Quinta do Lago, seja no meio de um churrasco em Massamá, aos primeiros acordes de uma música de Quim Barreiros, haverá gente “a correr para a pista de dança e a cantar o refrão em alegre e alta voz”.

 

Capicua + DJ Set

As “CC Sessions” regressam a 3 de julho, então com Capicua e o seu novo espetáculo “Medusa”, às 21h30, a que se segue, pelas 23h30, o DJ Set com D-ONE e André Tentúgal (We Trust). A festa é garantida com plateia em pé na Casa da Criatividade.

Para além dos habituais companheiros de palco D-One (DJ) e M7 (MC), Capicua contará com Virtus nas teclas, mpc e programações. As projeções, que contam a história de cada tema do novo alinhamento, são de Vitor Ferreira, ilustrador, que as trabalhará a partir do palco.

A seguir, D-One, companheiro de palco de Capicua, e André Tentúgal asseguram o DJ Set. O primeiro trabalhou já como DJ de Bezegol e a Rude Bwoy Banda, acumulando muita experiência de palco. O Segundo, divide o seu tempo entre o cinema (como realizador) e a música (enquanto mentor do projeto WE TRUST).

 

Paços da Cultura complementam oferta

Em articulação com a programação da Casa da Criatividade, os Paços da Cultura de S. João da Madeira complementam a oferta de espetáculos da sala principal da cidade, com uma atenção especial a diferentes públicos.

A título de exemplo, a 20 de maio, às 15h30, realiza-se um espetáculo de acordeão de música tradicional e popular portuguesa e do mundo, dirigido aos seniores, com interpretação de Teresa e Rodrigo Maurício. Já em junho, no dia 13, às 15h30, representa-se, com marionetas, uma “Estória do Tamanho das Palavras”, para crianças e famílias.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *