Cultura, Évora

Passeio Cultural a Nossa Senhora da Graça do Divor em Évora

Graca_DivorOs projetos municipais AGER(E) (Projeto Municipal de Apoio à Gestão e Promoção do Património Rural de Évora) e Doze Meses de Boa Mesa, em parceria com a iniciativa Rota das Igrejas de Évora, promovem no próximo dia 21 de março, sábado, um Passeio Cultural pela Freguesia da Graça do Divor.

O programa deste passeio inicia-se com uma caminhada pela Ecopista (Évora-Graça do Divor), com concentração junto à Ecopista do Bacelo (Ecofrango) a partir das 9:15 e início às 9:30. A chegada à freguesia da Graça do Divor está prevista às 10:45 e segue-se uma visita guiada à Igreja de Nossa Senhora da Graça do Divor. Às 13 horas tem lugar um almoço de sopas tradicionais no restaurante “O Divor”, com animação musical surpresa, que encerrará o dia.

O almoço tem um custo por pessoa de 12€, com menu completo, constituído por entrada, degustação de três variedades de sopas, vinho, sobremesa e café. Será necessária a inscrição prévia para o almoço, junto do Posto de Turismo, presencialmente ou pelo tel. 266 777 071, até ao final da manhã de sexta-feira, dia 20 de março, até ao limite de 70 de inscrições.

Saliente-se que a Igreja de Nossa Senhora da Graça do Divor, um dos pontos de visita neste passeio, é um dos edifícios religiosos mais importantes do espaço rural eborense. Datada de 1536, foi profundamente reformada entre o final do século XVI e os primeiros anos do século XVII. Estruturalmente apresenta um pórtico de mármores contrastantes, de traça maneirista inspirada na arte italiana. A fachada principal apresenta portal coroado por frontão triangular, rematado lateralmente por dois campanários de alvenaria, um deles ainda provido de sino em bronze. A igreja alberga um notável conjunto de azulejaria seiscentista, encomenda feita a oficinas lisbonenses, provavelmente da terceira década do século XVII. Os grandes tapetes que cobrem praticamente todo o interior do templo, moldando-se aos vários planos de suporte arquitetónico, utilizam padrões diversos, de grande intensidade decorativa e cromática.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *