Cultura, Desporto, Póvoa de Lanhoso, Sociedade, Turismo

Festas de São José já decorrem na Póvoa de Lanhoso

Expo da Terra e do Fogo 2015Depois do arranque do programa, no passado fim de semana, para esta quarta-feira, dia 18, o destaque vai para a Noite Solidária com a atuação de Canário, pelas 22h00, na Praça Eng. Armando Rodrigues, na Vila. Pelas 00h00, haverá fogo-de-artifício, junto aos Paços do Concelho, e 30 minutos depois, haverá atuação de DJ’s na Praça Eng.º Armando Rodrigues. A entrada é livre. Mas o programa para este dia engloba ainda a salva de morteiros, pelas 8h00, e a arruada de bombos, a partir das 14h00, pelas ruas da Vila Povoense. Esta Noite Solidária é organizada pela Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga.

O dia 19 de março, dia de São José, Feriado Municipal e dia do Pai, é o principal das festividades municipais da Póvoa de Lanhoso. Para além da cerimónia do Hastear da Bandeira, marcada para as 10h30, nos Paços do Concelho, o destaque vai para a majestosa procissão que percorre as principais artérias da Vila Povoense a partir das 15h30, com os andores dos padroeiros ornamentados com flores naturais. Mas o dia começa bem cedo, com a salva de morteiros, pelas 8h00. Pelas 9h00, começa a Feira Franca de São José e pelas 10h00 realiza-se o Concurso Pecuário, no Pontido, organizado pela Cooperativa Agrícola da Póvoa de Lanhoso. Pelas 10h15, dá entrada no recinto das Festas a Banda Musical dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.  Pelas 11h00, é celebrada a Missa Solene de São José, já depois do Hastear da Bandeira. Ao início da tarde, pelas 14h00, atua o Rancho Infantil e Juvenil da Póvoa de Lanhoso, na Praça Eng.º Armando Rodrigues. Pelas 14h15, dá entrada a Banda Musical de Calvos e, pelas 15h00, dá entrada a fanfarra do CNE de Sobradelo da Goma. Após a realização da procissão, pelas 17h30, realiza-se o concerto das Bandas Musicais, na Praça Eng.º Armando Rodrigues. À noite, pelas 21h00, o  Fórum dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso é palco de um Concerto Solidário pelos professores da Escola de Música Mozart.

Na sexta-feira, dia 20, o destaque vai para a Noite da Juventude, com a atuação do grupo Diabo na Cruz, a partir das 22h00, na Praça Eng. Armando Rodrigues. Atuam ainda os DJ’s The Master Sister’s e Eazy  e Steven Rod. Esta noite é organizada pela Associação Juvenil de Campo, pela Associação Cultural da Juventude de Valdemil e pela Associação de Jovens Emilianos. A entrada é livre.

A tarde de sábado, dia 21, será dedicada ao folclore, com as atuações, a partir das 14h30, do Rancho Folclórico de S. Julião de Covelas, do Rancho Folclórico de Porto D’Ave – Taíde e do Rancho Folclórico de Verim, na Praça Eng. Armando Rodrigues. À noite, pelas 22h00, atua o grupo Flash Show, igualmente na Praça Eng. Armando Rodrigues.

No domingo, dia 22, as Festividades Concelhias fecham da melhor maneira, com a realização do Cortejo Histórico e Etnográfico, que, a partir das 15h00, percorre as principais artérias da Vila. Haverá 23 quadros e a participação de todas as freguesias do nosso concelho e de associações. Participam ainda mais de 300 figurantes. A edição deste ano do Cortejo terá como padrinho o conhecido cantor Zé Amaro. Pelas 18h00, será a sessão de fogo de encerramento das festas em honra de S. José no ano de 2015.

Festas começaram no dia 14 de março.

O programa começou no passado dia 14 de março, com a realização do percurso pedestre de São José, o IX Passeio de TT, organizado pelo TT Lanhoso, com o XVI Grande Prémio de Tiro aos Pratos de São José, organizado pelo Clube de Caçadores da Póvoa de Lanhoso. Realizou-se ainda o VII Festival de Natação de São José, a abertura da Exposição de Trajes Minhotos, em colaboração com o Museu do Traje – Prof. Gonçalo Sampaio. No mesmo dia, houve ainda o encerramento do Concurso Nacional de Teatro, este ano com um novo figurino, a abertura da exposição “Da Terra e do Fogo” e com a atuação musical do grupo Raios de Sol.

No dia 15, domingo, realizou-se a VI Concentração/ Exposição de Motas Clássicas e a I Concentração de Carochas (com cerca de 45 participantes), organizado pelo VW Ar Clube de Portugal, Núcleo Carochas do Berço. Houve ainda o Passeio de BTT pelos Trilhos da Maria da Fonte, organizado pela Associação de Cicloturismo BTT, com cerca de 500 participantes; o XXXI Concurso de Pesca Desportiva de São José, organizado pela Secção de Pesca do SC Maria da Fonte; a continuação do XVI Grande Prémio de Tiro aos Pratos de São José; a XX Prova de Atletismo de São José, organizado pela Secção de Atletismo da EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio, Associação de Atletismo de Braga e INATEL; uma prova de Rádio Modelismo – Duelo Cronometrado, organizada pelo Clube de Rádio Modelismo da Póvoa de Lanhoso; um encontro de Tocadores de Concertinas e outro de Cantares ao Desafio.

De 13 a 15, a Póvoa de Lanhoso também promoveu um fim de semana gastronómico no âmbito da programação da Entidade Regional de Turismo do Porte e Norte de Portugal para divulgação do Cabrito à São José e das Rochas do Pilar, nos estabelecimentos aderentes.

A segunda-feira, dia 16, foi preenchida com a Comemoração do Dia Mundial do Teatro. Cerca de 295 alunos assistiram à peça “O capuchinho vermelho e os três porquinhos numa aventura”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *