Desporto, Sociedade, Valongo

Trilhos do Paleozóico regressam às Serras de Valongo

cartaz_trilhos_paleozoico_fAs Serras de Santa Justa e Pias, em Valongo, recebem no próximo fim de semana de 14 e 15 de março a 3.ª edição dos Trilhos do Paleozóico. Estão inscritos 1500 atletas neste evento desportivo de trail running que já é uma referência a nível nacional e internacional na modalidade.

O percurso das corridas de montanha inclui o Parque Paleozoico de Valongo e locais paradisíacos de beleza ímpar, como os rios Simão e Ferreira, as fragas, os fojos, as minas romanas, a Aldeia de Couce e a Capela de Santa Justa, entre outros.

As inscrições para a 3.ª edição dos Trilhos do Paleozóico esgotaram no dia 17 de fevereiro. Entre os atletas de topo que vão participar no Ultra Trail, destacam-se os espanhóis Tòfol Castanyer (o grande vencedor da edição de 2014) e David Castán.

Quem quiser fazer parte da grande festa do Trail nacional poderá apoiar os 1500 atletas inscritos, tanto na partida como na chegada à meta, no Largo do Centenário, ou durante o percurso pelas serras. Enquanto os atletas se esforçam por concluir as duras corridas de trilhos, o público terá à disposição muita animação no Largo do Centenário, com desportos radicais, stands de artesanato e de produtos desportivos.

O programa dos Trilhos do Paleozóico começa no sábado de manhã, dia 14 de março, com mais uma edição dos Trilhos dos Pequeninos, na Aldeia de Couce. Estão inscritas 200 crianças dos 6 aos 14 anos de idade. Durante a tarde, realizam-se as palestras técnicas, na Junta de Freguesia de Valongo.

No domingo, dia 15 de março, os Trilhos do Paleozóico incluem três provas de trail running: Ultra Trilho Paleozóico com 48 quilómetros (Etapa do Circuito Nacional de Trail Ultra), Trilho Paleozóico com 23 quilómetros e o Mini-Trilhos e Caminhada Paleozóico com 12 quilómetros.

A organização dos Trilhos do Paleozoico está a cargo ultramaratonista Luís Pereira, com a coorganização da Câmara Municipal de Valongo, da Junta de freguesia de Valongo e do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *