Cultura, Estremoz

Espetáculo “O Grito da Charneca” em Estremoz

image005 (3)Inserido no projeto “Mês do Teatro 2015” irá realizar-se no próximo dia 15 de março, pelas 16h00, no Teatro Bernardim Ribeiro o espetáculo “O Grito da Charneca” do Grupo Cénico da S.O.I.R. Joaquim António de Aguiar.

Reposição de uma das mais emblemáticas produções teatrais da Sociedade Operária de Instrução e Recreio “Joaquim António de Aguiar” de Évora.

Sobre esta peça, em 1992, o autor escreveu em nota:

“Da tomada de consciência, do sofrimento, das privações e de crises de trabalho… da resistência às tentações de outros rumos.- Mas perdidas as esperanças de continuar vinculado à terra que sempre o absorveu, o que fica o homem cá a fazer? A saturação da pobreza, para além das crises seculares de trabalho em que ficou estigmatizado carne do camponês do Alentejo, a marca alienante da instabilidade…esse apavorante espectro do desemprego… atira-o para novas normas de vida – em novas formas de exploração, quem não logrou a sorte, senão a garantia de trabalho certo, que mesmo assim não evita que o seu fadário se arraste em terras longínquas a novas situações degradantes e humilhações na injusta vivência do dia a dia. E por cá as terras continuam cada vez mais cobertas de mato selvagem a prolongar a miséria e a fome do trabalhador do Alentejo”.

Em 1961, a representação desta peça no Teatro da Trindade, no âmbito de concurso nacional de teatro, com encenação de mestre João Galopim e interpretação de entre outros de António Justo Pires, foi premiada com o aplauso do público e, quatro anos mais tarde, foi a semente do I Festival de Teatro de Amadores de Évora.

Esta iniciativa é uma organização da Câmara Municipal de Estremoz, com produção da SOIR JAA, sendo o preço geral dos bilhetes de 3€ cada.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *