Cultura, Póvoa de Varzim

Biblioteca da Póvoa de Varzim assinala Dia da Mulher

Biblioteca assinala Dia da MulherA Biblioteca Municipal Rocha Peixoto vai comemorar o Dia Internacional da Mulher, que se assinala a 8 de março, com diversas atividades: mostras documentais, estantes temáticas e sessões de leitura para o público sénior.

Nesse âmbito, de 4 a 13 de março estão patentes várias mostras documentais e bibliográficas, na Biblioteca Municipal e na Biblioteca Diana Bar, sobre: A Mulher Poveira; As Mulheres podem Ler? e Mulheres Escritoras.

No dia 5, quinta-feira, pelas 14h30, na Beneficente, a Leitura Sénior abordará o tema Ser Mulher no meu tempo: histórias de vida. Pretende-se dar a conhecer à comunidade sénior desta instituição o papel da mulher na vida do poveiro.

No dia 6, sexta-feira, pelas 16h00, no Centro de Convívio S. José de Ribamar, a Biblioteca Partilhada falará de Histórias de Mulheres Poveiras, mulheres ilustres e heroínas, que se destacaram na vida cultural, social, religiosa, associativa e na faina marítima e agrícola.

José de Azevedo, no livro “Histórias do mar da Póvoa” realça o papel da mulher na vida do pescador poveiro: a mulher quer-se em terra e o homem no mar!

A 28 de Junho de 1997, aquando da inauguração do Monumento de Homenagem às Mulheres do Mar, de Jaime Azinheira, o Presidente da Câmara afirmou “Mar, Mãe, Mulher – Trindade matricial, presença invisível e tutelar da Póvoa que fomos. Acolheu-nos a Terra enraizante e segura, mas foi a atração irresistível do Mar que nos moldou o carácter e habitou a nossa memória coletiva.

Nestas Mulheres, mais do que o bronze, que ora as eterniza, é a espera que lhes alimenta o olhar. A Lota foi a sua arena. O teatro a sua luta. A hora luminosa do seu canto. Faina inteira e solitariamente sua. Percursos de uma vida dura e trabalhosa. Cuidando da casa e dos filhos. Com os olhos ferindo de ânsias o horizonte dos barcos. Com as mãos e os gritos no esforço comum do ala-arriba. “

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente a 8 de Março.

Em 1975, as Nações Unidas promoveram o Ano Internacional da Mulher e em 1977 proclamaram o dia 8 de Março como o Dia Internacional da Mulher, celebrando assim as suas conquistas sociais, políticas e económicas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *