Sociedade, Valongo

Valongo vai ter sete Espaços do Cidadão

O Concelho de Valongo vai ter sete Espaços do Cidadão, garantindo aos munícipes e às empresas o acesso digital assistido a diversos serviços da Administração Central, bem como aos Serviços Online da Câmara Municipal de Valongo, através de um modelo de atendimento mais rápido e mais próximo, com benefícios em termos de desburocratização e poupança de tempo.

O protocolo entre a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. e o Município de Valongo vai ser assinado na quinta-feira, dia 5 de março, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e pelo Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Joaquim Cardoso da Costa.

“A abertura de sete Mini Lojas do Cidadão aproxima e simplifica a relação da Administração Pública Central e Local com as pessoas, que passam a poder tratar dos seus problemas mais perto das suas casas ou do seu local de trabalho. Acredito que esta é uma grande ajuda que devemos e vamos dar à comunidade”, considera José Manuel Ribeiro. Para o autarca, “este investimento conjunto nos Espaços do Cidadão é uma forma de combater a infoexclusão, promovendo a igualdade social e o desenvolvimento do território”.

Os Espaços do Cidadão são locais onde os munícipes podem obter o registo criminal, fazer um registo de propriedade intelectual, renovar uma autorização de residência, revalidar a carta de condução e efetuar pedidos diversos à Segurança Social, entre outros serviços digitais disponibilizados pela Administração Central. São vários os serviços a disponibilizar: ADSE; Caixa Geral de Aposentações; Segurança Social; Portal do Cidadão; Direção Geral do Consumidor; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Instituto da Mobilidade Terrestre; Autoridade para as Condições de Trabalho; Inspeção-geral das Atividades Culturais; Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e Serviços partilhados do Ministério da Saúde.

Nestes Espaços do Cidadão, os munícipes terão também acesso à plataforma dos Serviços Online da Câmara Municipal de Valongo que disponibilizará todos os serviços da autarquia, designadamente submissão de requerimentos, marcação de atendimentos, apresentação de reclamações e sugestões, entre outros serviços, à distância de um simples clique.

Uma das dimensões fundamentais do projeto dos Espaços do Cidadão é a promoção da literacia digital da população, a qual é garantida através do atendimento digital assistido com o qual se procura, de forma pedagógica, capacitar o cidadão a interagir digitalmente com a Administração Pública Central e Local.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *