Educação, Lamego

“Espaço Europa” em Lisboa recebe visita de alunos de Lamego

???????????????????????????????Os alunos dos clubes europeus dos agrupamentos de escolas da Sé e de Latino Coelho deslocaram-se à cidade de Lisboa para efetuarem uma visita ao “Espaço Europa”, situado na Representação da Comissão Europeia, para participarem nos concursos “Eu sou Europeu” e “Portugal Europeu”. Com o propósito de aprofundar o conhecimento dos cidadãos sobre as temáticas europeias, a Câmara Municipal de Lamego, através do Centro Europe Direct, apoiou esta visita, em termos logísticos e financeiros.

As deslocações destes jovens ao “Espaço Europa” seguem abordagens diferenciadas consoante os respetivos ciclos de escolaridade. Consistem, nomeadamente, numa breve sessão de boas vindas, uma apresentação genérica daquele serviço e a distribuição de documentação, complementadas com uma visita à exposição “Portugal Europeu – Meio Século de História”.

A 27 de fevereiro último, e após a realização de uma sessão de informação sobre a União Europeia e o visionamento da mostra, os alunos participaram nos concursos que avaliaram os seus conhecimentos gerais sobre a União Europeia e sobre a visita efetuada anteriormente que tem por objetivo divulgar a história da integração de Portugal na União Europeia (UE). As três turmas que alcançarem a maior pontuação são convidadas a participar numa sessão “Euroscola”, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, com todas as despesas pagas.

A convite do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas da Sé, o Centro Europe Direct também levou a efeito, a 24 de fevereiro, uma sessão informativa/formativa sobre a UE. O processo de construção europeia, os símbolos europeus, os alargamentos da UE, o papel e o funcionamento das instituições foram alguns dos temas abordados junto dos estudantes do ensino secundário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *