Cultura, Mação

Bebés de Mação recebem pacotes literários

bebés8Vinte e seis bebés nascidos no ano de 2014 e registados no Centro de Saúde de Mação foram contemplados com um pacote literário oferecido pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Mação e pela Câmara Municipal de Mação, numa iniciativa que conta com o apoio do Centro de Saúde e da Biblioteca Municipal.

A cerimónia de entrega dos kits literários realizou-se no sábado passado, 28 de Fevereiro, na Biblioteca de Mação e contou a presença dos pequenos protagonistas, devidamente acompanhados pelos papás, assim como de Cláudia Fernandes, Presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, de Vasco Estrela, Presidente da Câmara Municipal de Mação, vários elementos da CPCJ e da Biblioteca.

Esta foi uma tarde muito bem passada, animada e preenchida com uma interessante actividade de música para bebés, tendo havido uma grande interacção com os pequenos.

Refira-se que a entrega de pacotes literários decorre anualmente, desde 2006, tendo como objectivo a promoção da leitura desde o berço no Concelho de Mação, assim como incentivar os pais a incutirem e incluirem hábitos de leitura no quotidiano das crianças. Uma acção que integra o projecto “Crescer a Ler” (da Associação de Profissionais de Educação de Infância, em parceria com o Plano Nacional de Leitura, o grupo Leya e o programa Bookstart, do Reino Unido) e que teve a sua génese no projecto “O Meu Brinquedo é um Livro” (criado em 2005).

Conscientes da importância da leitura na vida da população, sobretudo da mais jovem, a CPCJ de Mação e a Câmara Municipal aderiram a este projecto em 2006 e, desde então, realizam anualmente esta cerimónia oferecendo estes interessantes kits (compostos pelo livro “O Ganso Gastão”  e um guia dos pais) que serão óptimos suportes para os primeiros contactos com o mundo da leitura.

Ao todo, desde o início do projecto, foram já cerca de três centenas de crianças do Concelho de Mação contempladas com este interessante pacote literário.

A Presidente da CPCJ de Mação deu as boas-vindas às famílias, desejando que “estes bebés continuem a crescer saudáveis no nosso Concelho e que os pais possam, quem sabe, estar aqui para o ano outra vez com novos bebés”.

Já o Presidente da Câmara Municipal dirigiu-se aos pais presentes dizendo que esta é uma forma de “premiar e reconhecer aqueles que têm coragem de serem pais e educarem uma criança. Penso que, quer a CPCJ de Mação, quer a Câmara Municipal, têm feito algum esforço, cumprindo a sua obrigação, para proporcionar as melhores condições de vida aos vossos filhos”. Referindo-se aos tempos difíceis que se vivem, Vasco Estrela afirmou que “devemos encarar o futuro co alguma esperança. Se há algo que pode dar esperança a uma família e aos pais são naturalmente as crianças”. Reafirmou que “da parta da Câmara, dentro das nossas possibilidades, tudo faremos para ajudar a criar estas crianças que serão os homens e mulheres de amanhã”.

Refira-se que nesta cerimónia foi entregue a todos os bebés um cartão de leitor da Biblioteca para que se habituem, desde cedo, a utilizá-lo neste espaço de leitura. A cerimónia terminou com um bolo comemorativo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *