Desporto, Portimão

Dia paralímpico na escola realiza-seem Portimão

 

Dia ParalimpicoO Comité Paralímpico de Portugal (CPP), em parceria com a Câmara Municipal de Portimão e o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, está a organizar o Dia Paralímpico na Escola que terá as suas atividades na Escola Secundária Poeta António Aleixo (sala multiusos, pavilhão desportivo e zonas exteriores), no pavilhão e zona exterior da Escola Básica 2,3 D. Martinho de Castelo Branco, na Piscina Municipal e Marina de Portimão.

O Dia Paralímpico tem o seu início a 11 de março, com a Ação de Formação – Modalidades Paralímpicas em Contexto Escolar, destinada a professores, alunos e técnicos desportivos, de forma a transmitir os princípios base de algumas das modalidades desportivas envolvidas no Dia Paralímpico na Escola, nomeadamente atletismo, boccia, goalball e voleibol sentado. A Ação de Formação decorrerá no pavilhão desportivo da Escola Básica 2,3 D. Martinho de Castelo Branco, com início às 14h30.

A partir desta data está disponível na Escola Secundária Poeta António Aleixo a exposição “Movimento Paralímpico e Desportos Paralímpicos e Surdolímpicos”, composta por um vasto espólio fotográfico e imagem vídeo que relatam os maiores sucessos desportivos dos atletas paralímpicos e surdolímpicos portugueses.

No dia 17 de março, pelas 10h00, é tempo para o Colóquio com o tema “O Movimento Paralímpico”. O debate contará com a presença do paraciclista Luís Costa e do treinador de vela Luís Brito. Este será um momento de discussão informal da realidade paralímpica e de partilha de experiências do atleta e treinador com os alunos, professores, convidados e restante público que queira comparecer na sala multiusos da Escola Secundária Poeta António Aleixo. Esta ação contará, também, com a presença do Presidente do CPP, Dr. Humberto Santos, o Diretor do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, Dr. Luís Manuel Correia e a Vereadora do Pelouro da Educação, Desporto e Juventude desta edilidade, Drª Ana Figueiredo.

O dia 18 de março está reservado para a experimentação de modalidades paralímpicas. Ao todo serão treze modalidades – andebol em cadeira de rodas, atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, boccia, ciclismo, goalball, judo, karate, natação, ténis em cadeira de rodas, tiro, vela e voleibol sentado, que a partir das 08h25 serão dinamizadas nos seguintes espaços:

– Escola Básica 2,3 D. Martinho de Castelo Branco – Pavilhão: andebol em cadeira de rodas, basquetebol em cadeira de rodas, karate;

– Escola Básica 2,3 D. Martinho de Castelo Branco – Exterior: atletismo, ciclismo;

– Escola Sec. Poeta António Aleixo – Sala Multiusos: goalball e tiro;

– Escola Sec. Poeta António Aleixo – Pavilhão Desportivo: boccia, judo, voleibol sentado;

– Escola Sec. Poeta António Aleixo – Exterior 1: atletismo;

– Escola Sec. Poeta António Aleixo – Exterior 2: ténis em cadeira de rodas;

– Piscina Municipal: natação;

– Marina de Portimão: vela.

 

Este momento de aproximação às modalidades paralímpicas e surdolímpicas permite afirmar o princípio universal de que o desporto é para todos, atraindo novos atletas para as modalidades paralímpicas. Apesar de dirigido aos estudantes do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo e das instituições de apoio à deficiência do concelho, qualquer pessoa pode aparecer durante a manhã do dia 18 de março nas instalações desportivas e assistir às atividades ou mesmo aventurar-se a experimentá-las.

Com este evento, que já se vem tornando regular nas atividades do Comité Paralímpico, dá-se mais um passo para a integração das disciplinas paralímpicas nos currículos da disciplina de Educação Física, levando-as aos locais de base de prática desportiva e aos públicos mais jovens, contribuindo assim para o afirmar do lema do Comité “Igualdade, Inclusão e Excelência Desportiva”.

O evento conta ainda com o apoio de Vista Marina, apartamentos turísticos.

Sobre o Comité Paralímpico de Portugal:

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) é uma instituição desportiva, sem fins lucrativos, com a missão de divulgar, desenvolver e defender o Movimento Paralímpico e o desporto em geral, em conformidade com as normas do Comité Paralímpico Internacional

Tem ainda como missão promover o gosto pela prática desportiva, como meio de formação do carácter, de defesa da saúde, do ambiente, da coesão e inclusão social, e a responsabilidade de gerir o Programa de Preparação Paralímpica e de assegurar a participação nos Jogos Paralímpicos e Surdolímpicos.

 

Outras informações em:

www.paralimpicos.eu

www.facebook.com/comiteparalimpicoportugal

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *