Amadora, Cultura

Concurso de papagaios promove diversidade cultural na Amadora

Naoalimenteorumor_CORNo âmbito da campanha Não Alimente o Rumor!, lançada pela Câmara Municipal da Amadora em setembro passado, a Autarquia promove um concurso de papagaios de papel, dirigido a todas as escolas do pré-escola e ensino básico do Concelho da Amadora.

O concurso decorre entre 2 de março e 30 de abril (normas em anexo) e a exposição ao público dos trabalhos irá decorrer no próximo dia 21 de maio, Dia Mundial da Diversidade Cultural, do Diálogo e do Desenvolvimento.

Após diversas campanhas de sensibilização já realizadas, incluíndo um vídeo a que se associaram o judoca Nuno Delgado, a atriz Carla Chambel, a cantora Ana Bacalhau e o jornalista Joaquim Franco, pretende-se com este concurso chegar perto dos mais jovens, porque também eles podem fazer a diferença como “agentes antirrumor”.

Sobre a campanha Integrada no projeto C4i (Communication for integration: social networking for diversity), promovido pelo Conselho da Europa, nesta campanha será privilegiada a utilização de redes sociais e canais de informação virais para passar informação correta sobre a imigração e a diversidade e combater mitos e equívocos infundados (mas generalizados), que colocam em risco a coesão social.

Assim, irão ser criadas “redes antirrumores” em cada uma das cidades parceiras, envolvendo instituições públicas e privadas, nomeadamente administração local e central, escolas, associações locais, ONG, órgãos de comunicação social e cidadãos, convidando-os a serem agentes “anti rumores”. Para o efeito, realizar-se-ão atividades de sensibilização e informação inovadoras e participativas.

Sobre o C4i

O Projeto C4i (Communication for Integration: social networking for diversity), enquadra-se no Programa Cidades Interculturais do Conselho da Europa, é cofinanciado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo Europeu para a Integração de Nacionais de Países Terceiros, e contempla a transferência de uma metodologia de comunicação social e de redes de inovação inspirada na campanha “anti rumores” (implementada pela Câmara Municipal de Barcelona em 2010), para 10 cidades europeias: Amadora, Bilbao, Botkyrka, Erlangen, Limerick, Loures, Lublin, Nuremberg, Patras e Sabadell.

O Conselho da Europa, enquanto promotor da iniciativa, trabalha com as 11 cidades europeias, que definem as suas próprias estratégias antirrumores, de acordo com as realidades locais.

O C4i tem como objetivo geral combater preconceitos, rumores e estereótipos, usando técnicas de informação/comunicação virais sustentadas em informação oficial e dados estatísticos sobre imigração.

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