Montijo, Sociedade

Valorização de Resíduos Urbanos em debate no Montijo

Encontro Senergia (2)No dia 26 de Fevereiro teve lugar na Casa do Ambiente um encontro da S.energia Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, desta vez dedicado ao tema “A valorização dos resíduos sólidos urbanos (RSU’s)”.

Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo e do Conselho de Administração da S. Energia, recordou que os encontros promovidos pela S.energia têm por objectivo “ir ao encontro das pessoas, suscitar o debate e criar uma maior ligação com a própria S. energia”.

O autarca ressalvou que o Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos 2020 “aponta para 2,7 milhões de toneladas de resíduos só em Portugal, o que equivale a que cada português produza 5,2 toneladas de lixo por ano, é muito importante termos a noção destas dimensões”, afirmou o presidente, sublinhando a urgência de refletir e explorar as políticas e as práticas de valorização dos resíduos a nível local.

“Gerir com mais eficiência e mais eficácia os nossos ecossistemas urbanos e, neste caso, as nossas cidades é uma questão fulcral para a nossa sobrevivência e qualidade de vida”, disse.

O encontro moderado por João Figueiredo, administrador-delegado da S. Energia, reuniu diversos especialistas da S. Energia, da Amarsul, da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, da empresa SGR Ambiente, que debateram temas como o Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos 2020, a sua recolha Selectiva e valorização.

Recorde-se, que a S. Energia – Agência Regional de Energia para os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete-, tem vindo a realizar desde 2013 um ciclo de seminários, designado por “Encontros com Energia”, evento temático em torno da eficiência energética e da sustentabilidade ambiental.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *