Cultura, Lamego

Marcelo Rebelo de Sousa apresenta “Centros Históricos Portugueses” em Lamego

Marcelo_Rebelo_de_SousaMarcelo Rebelo de Sousa vai estar esta quinta-feira, 26 de fevereiro, na cidade de Lamego, para apresentar o livro “Centros Históricos Portugueses”  da autoria de José Miguel Noras, antigo vereador nesta autarquia e ex-presidente da Câmara de Santarém.

Para além de Conselheiro de Estado, recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa, conhecido comentador da TVI e Presidente da Fundação da Casa de Bragança, foi recentemente distinguido pela Academia Portuguesa da História, que o elegeu como Académico Honorário.

O livro “Centros Históricos Portugueses” dá especial enfoque à ação de Lamego na formação de uma nova consciência cívica no que toca à salvaguarda e à valorização do património em Portugal. Tem uma nota de abertura de Victor Mendes, Presidente da Câmara de Ponte de Lima e atual líder da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico (APMCH). A obra de José Miguel Noras conta, ainda, com um prefácio da autoria do Embaixador do Brasil em Portugal, Mario Vilalva. Caberá ao Presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, que também preside à Assembleia Geral da APMCH, proferir a intervenção inaugural do lançamento da obra.

Recorde-se que José Miguel Noras está a concluir um estudo sobre o Foral de Lalim, vila do concelho de Lamego, efetuado a partir do único original conhecido deste documento manuelino.

A Câmara Municipal de Lamego convida todos os interessados a assistirem a esta iniciativa cultural, que decorrerá a partir das 18 horas, desta quinta-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *