Lousã, Turismo

IV.º Festival Gastronómico da Chanfana na Lousã

cartazFestivalChanfanaTendo como objetivo dar continuidade ao trabalho de promoção das potencialidades do concelho, aliado ao saber fazer e à dedicação dos restaurantes aderentes, a Câmara Municipal da Lousã irá promover, entre o dia 20 de fevereiro e o dia 1 de março, o IV.º Festival Gastronómico da Chanfana.

Confecionada de diversas formas e com variados acompanhamentos, a chanfana marca presença à mesa de toda esta região que viu nascer este prato.

Neste Festival Gastronómico são 18 os restaurantes aderentes, nomeadamente Café Lousanense / Travessa com Tapas, Figueiredo’s, Churrascaria Galinhamiga, Churrasqueira Borges, São Paulo, Tó dos Frangos, Hotel Palácio da Lousã – Restaurante A Viscondessa e Licor Beirão Resto-Bar, Adega da Villa, Aviz, Casa Velha, Mimosa da Beira, O Burgo, O Carocha, Obeliscus, Ti Lena, O Gato, Taberna Burguesa Petiscos, Villa Lausana – Restaurante & Lounge Bar.

As ementas serão preparadas tendo por base a intenção de privilegiar a tradicional forma de confecionar a chanfana mas, também, a necessidade de inovação e de adaptação deste género às novas solicitações.

As sobremesas, a exemplo dos Festivais anteriores, são produzidas com base em produtos endógenos do Concelho, nomeadamente a castanha e o Mel DOP Serra da Lousã, o Licor Beirão e a pastelaria tradicional.

Para o Presidente da Câmara, Luís Antunes, “A Autarquia entende que a gastronomia é um fator de atração importante que, no seguimento da política definida para o Turismo, importa explorar, recuperando os hábitos e costumes da população.”

Luís Antunes destaca ainda “a motivação, mobilização e interesse demonstrado pelos empresários e profissionais de hotelaria e restauração do concelho que participam nos diversos festivais e iniciativas promovidas pela Câmara Municipal”.

No seguimento do que tem acontecido nos diversos Festivais Gastronómicos promovidos pela Autarquia, esta iniciativa é apoiada pela Turismo do Centro, Licor Beirão, Cooperativa Lousãmel e Fábrica de Pastelaria São Silvestre.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *