Portimão, Sociedade

Parceria “URBÂNIMA PORTIMÃO” prepara candidatura a programa de Desenvolvimento Local de Base Comunitária

IMG_8375aFoi assinado no passado dia 11 de Fevereiro, em Portimão, um protocolo com a vista a desenvolver uma candidatura para a pré-qualificação de parcerias no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), para o período de 2014-2020.

Nesse sentido, e de acordo com as regras das candidaturas, foi constituído um Grupo de Ação Local – URBÂNIMA PORTIMÃO (GAL – URBÂNIMA PORTIMÃO), a quem competirá a definição de uma estratégia de desenvolvimento local representativa do território abrangido, concelho de Portimão.

As entidades que compõe a URBÂNIMA PORTIMÃO são a Câmara Municipal de Portimão, Centro de Apoio a Idosos de Portimão (entidade gestora da candidatura); Instituto de Emprego e Formação Profissional, I. P.; Santa Casa Misericórdia de Portimão; Agência de Desenvolvimento do Barlavento; Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão; Agrupamento de Escolas Engenheiro Nuno Mergulhão; GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes; COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural, CRL (ISMAT); CLCC – Centro de Línguas, Cultura e Comunicação; Academia de Música de Lagos e Clube Naval D. João II de Alvor.

O acordo agora firmado tem como objetivo candidatarem-se a apoios comunitários que incidem na promoção da inclusão social, através do combate a problemas de pobreza, de exclusão social e de abandono escolar, com ênfase em medidas de Inovação e empreendedorismo social em territórios urbanos desfavorecidos.

As principais áreas de intervenção serão as seguintes: concessão de apoio ao desenvolvimento dos viveiros de empresas e o apoio à atividade por conta própria, às microempresas e à criação de empresas; inclusão ativa, com vista à promoção da igualdade de oportunidades e da participação ativa e a melhoria da empregabilidade; redução e prevenção do abandono escolar precoce; criação de emprego por conta própria, empreendedorismo e criação de empresas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *