Póvoa de Varzim, Tecnologia

Ações de debate “Hackers somos nós” na Póvoa de Varzim

Ações de debate Hackers somos nósNo âmbito das comemorações do Dia da Internet mais Segura, que este ano se celebrou no dia 10 de fevereiro, e considerando a intervenção da Biblioteca Municipal na Rede Concelhia de Leitura Pública e na Rede de Bibliotecas Escolares, decorrerá em cada biblioteca escolar, uma ação de debate relacionada com o tema da segurança informação na Internet.

Cada ação consiste na visualização de vídeos que levantem questões sujeitas a debate e terá a duração de 45 ou 90 minutos, consoante o número de alunos presentes.

As sessões vão realizar-se entre os dias 19 e 27 de fevereiro, nas Bibliotecas Escolares do concelho (dia 19: BE Beiriz; dia 20: BE ESEQ; dia 23: BE Aver-o-mar; dia 24: BE Cego do Maio; dia 25: BE Flávio Gonçalves; dia 26: BE ESRP; dia 27: BE Rates).

Alertar para os perigos/cuidados da gestão da informação privada feita por cada indivíduo e promover a partilha de recursos (educativos, lúdicos e pedagógicos) entre a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares (comunidade escolar) são os objetivos destas sessões.

Com o advento das tecnologias e numa altura em que as redes sociais tomam conta do dia-a-dia de cada um, a forma como se partilha informação abre demasiado espaço à violação de privacidade.

Mais do que as técnicas de phishing ou spam, em que os hackers nos colocam como alvo de publicidade e esquemas de disseminação de informação/vírus, hoje em dia, há uma exposição de informação privada que é feita a partir de qualquer dispositivo e para a qual contribuímos despropositadamente, colocando-nos numa posição vulnerável.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *