Reguengos de Monsaraz, Saúde

Município de Reguengos de Monsaraz assegura especialidades de fisioterapia, dietista e psicologia no centro de saúde

Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz (2)O Município de Reguengos de Monsaraz assinou dois protocolos de colaboração com a Administração Regional de Saúde do Alentejo/Agrupamento dos Centros de Saúde do Alentejo Central para facultar as especialidades de fisioterapia e de dietista no Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz. A autarquia assegura o vencimento destes profissionais e vai ainda disponibilizar à unidade de saúde, também mediante protocolo, durante dois dias por semana, o seu técnico de psicologia.

O acesso aos tratamentos de fisioterapia é definido através de prescrição médica, sobretudo do Serviço de Fisiatria do Hospital de Évora, e está disponível de segunda a sexta-feira, entre as 8h e as 16h, no Gabinete de Movimento e Reabilitação do Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz. Assim, a autarquia vai prosseguir com a prestação deste serviço que já é assegurado desde 2008. Através deste protocolo, o profissional de saúde fica integrado no grupo de fisioterapia da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do ACES Alentejo Central por forma a ter contacto com a toda a estrutura organizacional, assim como das normas clínicas/estratégias de intervenção e instrumentos de gestão definidos.

Para dinamizar um projeto de prevenção e combate à obesidade nas crianças, adolescentes e adultos que pertencem a grupos de risco, a autarquia está a assegurar a especialidade de dietista dois dias por semana. Este especialista ficou integrado no grupo de dietética e nutrição da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do ACES Alentejo Central.

De acordo com o SIARS – Sistema de Informação da ARS de maio de 2014, dos 14094 utentes inscritos no Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz, 4241 são hipertensos (1227 com complicações) e 1266 são diabéticos. Num estudo efetuado em 2013 pela Unidade de Cuidados na Comunidade Almoreg no âmbito da prevalência de obesidade infantil no concelho, foram avaliados 965 alunos, o que corresponde a 64,3 por cento da população estudante do concelho, tendo-se verificado que 17,1 por cento dos alunos têm excesso de peso e 12,6 por cento apresentam obesidade. Conclui-se, desta forma, que aproximadamente 30 por cento da população estudada está acima do peso considerado normal para a idade e altura, o que representa 287 alunos.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “é um dever social da autarquia proporcionar aos cidadãos o direito à proteção da saúde e por isso protocolámos e assumimos os custos da existência destas especialidades no centro de saúde, pois entendemos que são fundamentais para que a população possa usufruir de cuidados de saúde de qualidade”. O autarca refere ainda que “no âmbito desta cooperação com as instituições da área da saúde, é muito importante o centro de saúde do concelho, logo que possível, poder prestar o serviço de terapia da fala, face às necessidades sentidas pela população no que diz respeito, por exemplo, à infância e nos doentes pós-avc”.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *