Portimão, Sociedade

Movimento Associativo dá cor e vida ao Carnaval em Portimão

BAILE DE CARNAVAL NO BOA ESPERAN_A - PAULO AREZ 2Portimão vai celebrar o Carnaval, entre os dias 13 e 28 de fevereiro, com bailes de carnaval, matinés seniores e infantis, assaltos de carnaval, desfiles de carros alegóricos, concursos de máscaras e teatro de Revista à Portuguesa.

Com um forte movimento associativo Portimão celebra este carnaval pelas mãos dos que lutam pelo desenvolvimento e dinamização do concelho com o intuito de preservar as tradições e manter vivo o espírito associativo. Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, Clube União Portimonense, Sporting Glória ou Morte Portimonense, Sociedade Vencedora Portimonense, Sociedade Recreativa Figueirense, Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense e Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha apresentam um programa diversificado de atividades carnavalescas pautadas pela folia da época.

Os bailes de Carnaval do Boa Esperança Atlético Clube Portimonense realizam-se nos dias 14, 15, 16 e 17 Fevereiro pelas 21h30h, mas um dia antes, dia 13 estreia a tradicional Revista Carnaval, às 21h00. O humor sem papas na língua está de regresso em mais uma revista à portuguesa do Boa Esperança, este ano sob o mote: “Portugal: País das Maravilhas”.

O Sporting Glória ou Morte Portimonense apresenta 4 bailes de carnaval nos dias 14, 15, 16 e 17, sempre às 21h00, na Antiga Lota de Portimão. «O Glória ou Morte foi fundado por pescadores e é na zona ribeirinha que nasceu o clube, lota velha da cidade, o local provisório que vai servindo de quartel-general.

Agarrado às tradições, o Clube União Portimonense vai organizar as festas de Carnaval nos dias 15,16 e 17 de Fevereiro os tradicionais bailes e no dia 14, que coincide com o dia dos namorados, o famoso “assalto”. Destaque para o dia 15 de fevereiro onde se irá realizar uma Matiné Sénior com o Duo José e Victor Guerreiro em colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão. A entrada é gratuita.

A Sociedade Recreativa Figueirense apresenta nos dias 15 e 17 de fevereiro pelas 15h00 um Desfile de Carros Alegóricos com um percurso traçado pela Estrada Nacional 125, a rua principal da Mexilhoeira Grande e rua principal da Figueira, seguidos de uma matiné dançante às 17h00 com o Duo Nelson e João.

O Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense que desenvolve atividades de carácter desportivo, cultural e recreativo celebra o carnaval com bailes em versão de matiné nos dias 15 e 17 de fevereiro pelas 17h00.

A Sociedade Vencedora Portimonense fundada há 90 anos por um grupo de cerca de vinte pessoas que tinham como grande objetivo promover o convívio ligado à tradição cultural também apresenta uma festa carnavalesca com bailes nos dias 14, 16 e 17 de fevereiro pelas 21h30. Destaque para o 1.º Assalto de Carnaval com Concurso de Máscaras marcado para as 20h00.

Para além dos Bailes e da Revista de Carnaval, Portimão celebra o Carnaval com muitas atividades nas instalações e imediações das escolas dos agrupamentos do município. Há jogos do faz-de-conta com diferentes fantasias, são fadas, “cowboys” e reis, a valer por alguns dias.

A segunda-feira, dia 16 de fevereiro, primeiro dia de férias de carnaval vive-se o espírito de folia em vários locais da cidade como é o caso do Centro de Convívio Sénior de Portimão que organiza um Baile de Carnaval entre os utentes. O Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras também celebra esta festa com um baile e lanche das 14h30 às 13h00 como manda a tradição. Neste dia das 9h30 às 11h00 e no âmbito do programa Exercício e Saúde irá realizar-se uma Aula de Carnaval no ginásio da PSP, onde é obrigatório vestir o espírito carnavalesco e onde todos os alunos deverão trazer um adereço ou virem mascarados.

Os centros comunitários também têm um papel de dinamização carnavalesca definido pela ocupação de tempos livres com atividades diversas para os residentes dos bairros, como é o caso do Centro Comunitário do Bairro da Cruz da Parteira que realizará um Baile de Carnaval, um lanche convívio, um desfile da melhor máscara e um peddy-paper, atividade esta em conjunto com o Programa Escolhas (dinamizado pelo Agrupamento de Escolas Nuno Mergulhão), nomeadamente o projeto Mergulha Por ti (mão). O Centro Comunitário da Coca Maravilhas organiza também no dia 16 de fevereiro, pelas 15h00, uma festa de Carnaval com direito a pinturas faciais, a baile, a um jogo de futebol de mascarados e a um lanche convívio.

O Carnaval em Portimão tem tradição e por estes dias, nas ruas do concelho são frequentes os passeios das famílias e crianças mascaradas espalhando magia, serpentinas e confettis.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *